Dia da Mulher: Oficiais se destacam em postos de liderança na Polícia Militar do Amazonas

Instituição evidencia importante ofício de mulheres que comandam

As mulheres se destacam com garra em todas as áreas da vida. Na profissional, as policiais militares desempenham papeis desafiadores e indispensáveis para a sociedade. Na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), temos histórias de mulheres que transcendem o papel de proteger. Elas lideram com determinação, persistência e compromisso.

A tenente-coronel Otaciclete Pereira faz parte de um marco na história da corporação. Ela se tornou a primeira mulher a comandar o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), responsável pelos Comandos de Policiamento de Área (CPA), que coordenam as 30 Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms); a Força Tática; o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BTran), Ronda Maria da Penha, Batalhão de Guardas, Ciclopatrulha e a Companhia de Policiamento Turístico (CPtur).

A comandante de Policiamento Metropolitano salienta que a vontade de liderar um grande comando da corporação se transformou em sonho, ainda no primeiro dia na Academia de Polícia, há 24 anos.

“Essa semente iniciou quando comecei meu estágio dentro da Polícia. Para mim, foi o marco mais importante da minha carreira. Hoje, eu estou onde queria estar. Foi por isso que me dediquei, que me aperfeiçoei. Gosto de ter comigo pessoas que somam, que pensam igual, ou quando tem divergência, mas que é um bem maior que é a Polícia Militar”, destacou.

Proteção e amparo

Comandar a Ronda Maria da Penha tem uma satisfação diferente e especial para a major Tatiana Sousa. A razão é de poder colaborar com a mudança de vida e resgate de identidade de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A major Tatiana Souza ressalta que estar na Ronda Maria da Penha é fazer parte do processo de resgate da dignidade das mulheres que, historicamente, vêm sendo desrespeitadas, sofrendo diversos tipos de violência.

“O trabalho que é desenvolvido pela PMAM através desta tropa especializada ajuda significativamente nesse resgate, garantindo o cumprimento da Lei, acolhendo as mulheres, amenizando as desigualdades, garantido a segurança e restaurando vidas. Eu, como comandante da Ronda Maria da Penha me sinto honrada em fazer parte deste processo de conscientização, evolução e mudança na sociedade”, declara a comandante da Ronda Maria da Penha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *