Prefeitura promove treinamento de vacinadores que irão atuar na campanha antirrábica 2023 de Manaus

Como parte da programação da campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2023, a Prefeitura de Manaus realiza, nesta segunda e terça-feira, 18 e 19/9, o treinamento dos vacinadores/registradores que vão atuar na etapa urbana da ação, prevista para iniciar na quarta-feira, 20/9. Aproximadamente 220 trabalhadores participam da formação, que acontece no período matutino, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Doutor Carlos Durand, no bairro Compensa, zona Oeste.

Coordenado pelos profissionais do CCZ Manaus, a médica veterinária Ana Carolina Coelho Caporazzi e o biólogo José Francalino Vital, o treinamento ocorre das 8h às 12h, com os participantes divididos em turmas de 30 alunos. Ao longo de 45 minutos, cada grupo recebe informações sobre a raiva humana, incluindo dados sobre o vírus causador da doença e os casos recentes no país, e aprimoram técnicas de vacinação, para lidar com cães e gatos e aplicar as vacinas de forma segura e adequada.

O diretor do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo Rodrigues, assinala que a formação é obrigatória e visa capacitar os vacinadores/registradores para os trabalhos de imunização de cães e gatos, alvos da campanha. “O cidadão pode ter segurança de que está indo para a rua uma pessoa capacitada para atuar nessa vacinação, e ter confiança em abrir a porta de sua casa para ela e ter seus cães e gatos vacinados”.

Conforme Rodrigo, a campanha antirrábica deste ano terá abertura na quarta-feira, e as atividades iniciam no mesmo dia em todas as zonas geográficas da capital, de forma simultânea. As equipes vão atuar na visitação nos bairros das 8h às 12h, sendo compostas por um vacinador e um registrador, devidamente trajados com o uniforme da campanha municipal. Serão montados ainda postos fixos de vacinação, em locais a serem divulgados.

“Pedimos aos donos de animais que acompanhem as redes sociais da Semsa Manaus, pois nelas vamos divulgar cronogramas semanais de atividades, informando quais bairros os vacinadores irão percorrer naquele período. Em caso de dúvida, podem também nos contatar pelo Whatsapp (92) 98842-8359”, orienta o diretor do CCZ.

Programação e meta

A campanha de Vacinação Antirrábica Animal é realizada anualmente pela Semsa Manaus, para intensificação da vacinação de cães e gatos contra a raiva humana. Nesta edição, a meta é a vacinação de 255 mil animais em toda a capital.

A programação deste ano iniciou com a etapa rural, que ocorreu de 12/6 a 30/8, em comunidades terrestres e fluviais da zona rural de Manaus. A etapa urbana, que inicia na quarta-feira, segue até 6/12.

Rodrigo Araújo lembra que a vacina contra a raiva é obrigatória para cães e gatos, devendo ser aplicada anualmente. Para ser imunizado, o animal deve estar em boas condições de saúde e ter, pelo menos, três meses de idade. Após o procedimento, os proprietários recebem um comprovante de vacinação dos bichos de estimação.

“O objetivo da campanha Antirrábica é a intensificação da vacinação de cães e gatos, mas a população pode procurar o CCZ Manaus o ano todo para vacinar seus animais”, afirma o diretor, informando que o centro fica na avenida Brasil, s/n°, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *