Feiras da ADS comercializam produtos essenciais para serem consumidos no período de altas temperaturas 

Entre os alimentos recomendados pela nutricionista Adriane Andrade, estão: frutas cítricas e água de coco 

As Feiras de Produtos Regionais do Governo do Estado, realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), comercializam frutas cítricas e água de coco, produtos indicados pela nutricionista Adriane Andrade, para serem consumidos no período de altas temperaturas em que a qualidade do ar não é favorável a saúde humana. Os produtos possuem alto poder de hidratação, poucas calorias e muitos nutrientes.  

“Considerada um isotônico natural, a água de coco é rica em antioxidantes, sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas C e do complexo B. Já as frutas cítricas, são ricas em vitaminas C e antioxidantes, grandes aliadas da imunidade e saúde dos órgãos, principalmente na época do verão”, explicou a nutricionista. 

Nas feiras da ADS, os produtos são facilmente encontrados e bastante comercializados neste período de estiagem. Segundo Márcia dos Santos Melo, produtora rural do município de Iranduba e feirante nas feiras realizadas no Manaus Plaza Shopping, no Shopping Ponta Negra, no Complexo Turístico da Ponta Negra, na praça de alimentação do Dom Pedro e no Povos da Amazônia, neste período, eles procuram trazer os produtos em grande volume.  

“No período de calor a gente passa a comercializar bastante a água de coco e as frutas cítricas e, por esse motivo, a gente procura trazer em maior quantidade”, destacou a feirante. 

Segundo a nutricionista Adriane, as frutas cítricas podem ser ingeridas de diferentes formas. Preferencialmente devem ser consumidas em pedaços com casca e bagaço. As mais conhecidas e facilmente encontradas nas feiras da ADS para incluir na alimentação, são: laranja, tangerina, limão, maracujá, acerola, cupuaçu e abacaxi. Ela fala sobre as propriedades dos alimentos. 

“Os alimentos cítricos, além de ter muitas vitaminas que reforçam a imunidade, têm a propriedade sinefrina com ação termogênica, o que favorece a perda de peso. As frutas cítricas também combatem os radicais livres, promovendo uma melhor manutenção da saúde, ajudam na saúde digestiva e do intestino, reduzem o colesterol ruim, reduzindo o risco de doenças cardíacas”, pontuou a nutricionista.  

Sobre a água de coco, a nutricionista faz algumas recomendações. “Por ser uma bebida natural, pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive, bebês, mas apesar de saudável, sua ingestão deve ser de no máximo três copos (600ml) por dia, pois o excesso pode causar alterações nos batimentos cardíacos”.  

“Eu indico a água de coco para o sistema imunológico, pois também combate os radicais livres e reforça o sistema como um todo devido às funções dos eletrólitos.  Os principais benefícios da água de coco são: hidratar o corpo, melhora o funcionamento dos rins, ajuda a emagrecer, limpa a pele, melhora enjoos, ajuda a controlar a pressão alta, diminui o colesterol, combate cãibras e melhora infecções intestinais”, salientou. 

Ao longo do ano e, principalmente neste período de estiagem, as feiras da ADS garantem a comercialização de produtos regionais de produtores da agricultura familiar da região rural e metropolitana de Manaus. As edições são realizadas de terça a domingo, em 14 edições. 

Atualmente, as feiras também estão presentes em 40 municípios.  

Feiras da ADS  

Terça-feira, das 14h às 19h 

Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada; 

Sumaúma Park Shopping, avenida Noel Nutels, Cidade Nova. 

Quarta-feira, das 15h às 19h 

Shopping Ponta Negra, avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra; 

Amazonas Shopping, Av. Djalma Batista, 482 – Parque 10 de Novembro. 

Quinta-feira, das 14h às 19h 

Praça de Alimentação do Dom Pedro, rua José Bonifácio; 

Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada. 

Sexta-feira, das 15h às 19h 

Arena Amadeu Teixeira (estacionamento superior), zona centro-sul de Manaus; 

Shopping Ponta Negra, no estacionamento G, zona oeste de Manaus (Produtos Regionais, Orgânicos e Agroecológicos). 

Sábado, das 5h às 11h 

Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, Crespo; 

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade Nova; 

Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da Eva; 

Comando Geral da Polícia Militar, rua Benjamin Constant, Petrópolis (das 5h às 10h). 

Domingo, das 6h às 12h 

Estacionamento da praia da Ponta Negra, bairro Ponta Negra; 

Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da Eva. 

FOTOS: Matheus Rodrigues e Ruth Jucá / ADS  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *