Cosama acompanhará ações de saneamento do Prosai Parintins 

Companhia, vinculada à Sedurb, dará suporte aos projetos dos sistemas de água e esgoto, que serão implementados a partir de 2024 

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) será designada como órgão consultivo, no Programa de Saneamento Integrado (Prosai) que será executado em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O trabalho conjunto foi anunciado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, durante reunião nesta quarta-feira (09/08), com o diretor-presidente da Companhia, Armando do Valle.  

O Prosai Parintins é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb, assim como a Cosama. 

No Prosai Parintins, a Cosama vai oferecer suporte técnico consultivo relacionado aos sistemas de água e esgoto, que serão implementados a partir do primeiro semestre de 2024. “A Cosama fará uma visita ao município, onde os técnicos conversarão com representantes do Sistema Autônomo de Água e Esgotos, o SAAE, para fazer esse diagnóstico e nos apoiar mais diretamente, tanto na fase da licitação das obras quanto na execução”, informa Marcellus Campêlo. 

O Prosai Parintins vai recuperar a rede existente de distribuição de água e construir novos centros de reserva e distribuição, ampliando em 10 vezes a capacidade de armazenamento de água do município. Também serão perfurados 10 novos poços profundos, e outros 7 serão recuperados, garantindo o abastecimento de água com qualidade e regularidade, beneficiando mais de 83 mil moradores do município.   

“No aspecto do abastecimento de água, Parintins terá um novo e moderno sistema de distribuição, reservação e captação. O município nunca mais terá problemas de falta de água, ou água de má qualidade”, adianta Campêlo, ao informar que também será construída uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) com capacidade para tratar até 25% da demanda de esgoto da área urbana da cidade. 

O diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, avalia que a expertise da companhia tem muito a contribuir com o desenvolvimento do programa. “Vamos levar os nossos técnicos, para unir esforços com a Sedurb e UGPE”, afirmou. 

Qualidade da água 

Esta não será a primeira vez que a Cosama e a UGPE realizam trabalho conjunto em Parintins.  Também no âmbito do Prosai, duas vezes por ano, a companhia coleta amostras para monitorar a qualidade das águas de rios, lagos e lagoas. A intenção é fazer este controle antes, durante e depois da implantação do programa, para avaliar os impactos e atingir as metas do programa em sua plenitude. 

Com investimentos estimados em U$ 87,5 milhões, o Prosai Parintins vai solucionar desafios ambientais, urbanísticos e sociais na área conhecida como Lagoa da Francesa. O programa abrangerá intervenções em drenagem, esgoto, mobilidade urbana, habitação, parques urbanos e infraestruturas públicas.  

A expectativa é que as obras comecem no primeiro semestre de 2024, após a aprovação e liberação dos recursos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa já incorpora sugestões da população e especialistas, demonstrando um compromisso com a participação ativa da sociedade. 

Fotos: Tiago Corrêa – UGPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *