Prefeitura promove formação para pedagogos das escolas inseridas no programa ‘Educa Mais Manaus’

Com a finalidade de orientar sobre as ações pedagógicas em preparação para as avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, 31/7, a formação para os pedagogos do 3° ao 9° ano das unidades de ensino envolvidas no programa “Educa Mais Manaus”. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu quase 80 pedagogos, das Divisões Distritais Zonais Norte e Centro-Sul, no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte.

Dentre os assuntos abordados no encontro, destaque para o contexto do “Educa + Manaus” como avaliação em larga escala; o papel do pedagogo para a aprendizagem do estudante público-alvo do programa; diretrizes técnico-pedagógicas específicas ao pedagogo e  a socialização de boas práticas e resultados do sexto simulado e descritores críticos. A formação será realizada com pedagogos das sete DDZs, da Semed.

Segundo a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEI), Josseane Costa e Silva, os pedagogos são profissionais essenciais para o pleno desenvolvimento das ações dentro das escolas municipais, as quais passarão pela avaliação do Saeb.

“O pedagogo tem um papel fundamental e estratégico para o desenvolvimento das ações dentro da escola. Para tratarmos a avaliação em larga escala é importante estarmos tratando a rotina desse pedagogo frente a todas as demandas dentro das escolas, como atendimento aos pais e ao próprio estudante. Então, nesse encontro, estamos dialogando sobre todas as práticas exitosas e orientando esse profissional para ter sucesso dentro do programa Educa Mais”, declarou.

Público-alvo

Entre os participantes estava Adede Silva, pedagoga da escola municipal Ivone Maria de Barbosa e Silva, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, gerenciada pela DDZ Centro-Sul. A profissional declarou que o momento é oportuno para alinhar as estratégias.

“Esse encontro é um norteador para uma avaliação do Saeb melhor e de qualidade. Esse momento serve para observarmos em qual ponto estamos. Todos os pedagogos estão recebendo a mesma orientação e a partir disso, cada pedagogo vai adaptar a sua realidade. A formação serve de fundamento e base para que a gente tenha uma ação em cadeia organizada. Estou muito feliz com esse encontro”, disse.

Para a pedagoga da DDZ Norte, Maricleia Feitosa, da Marly Barbosa Garganta, Monte das Oliveiras, zona Norte, o encontro foi proveitoso para esclarecer sobre as diretrizes do programa “Educa Mais Manaus”.

“Eu estou achando muito importante esse programa, porque ele está revolucionando, na verdade, nossa educação. O pedagogo como é um dos pontos lineares na escola, ele precisa dessa orientação para poder guiar os demais do grupo”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *