Prefeitura de Manaus padroniza cardápio com novo ‘Fluxo da Merenda Escolar’

Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), encerrou, nesta quinta-feira, 20/7, a série de reuniões com as Divisões Distritais Zonais (DDZs), para apresentar o novo “Fluxo da Merenda Escolar” das unidades de ensino da rede municipal.

O encerramento do encontro aconteceu na sede da DDZ Rural, na avenida Torquato Tapajós, e contou com a participação de gestores das escolas gerenciadas pela divisão.


O objetivo do procedimento é melhorar o fluxo da merenda escolar nas unidades da rede municipal de ensino. Dessa forma, a Prefeitura de Manaus desenvolve um método padronizado para que as mais de 500 escolas da rede recebam o mesmo cardápio, levando em consideração os fatores como quantidade de alunos, de turmas e da logística para chegar em cada unidade de ensino.


As orientações são repassadas aos gestores escolares por equipes de técnicos do setor de alimentação escolar, da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog), da Semed.


De acordo com o diretor da Infralog, Willian Dias, a alimentação escolar era um gargalo, que a gestão do prefeito David Almeida e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida está resolvendo.


“Nós estamos resolvendo o problema da merenda escolar que não chegava nas escolas, estamos mudando algumas situações dentro da logística para atender todas as unidades de ensino, sendo essa uma preocupação do prefeito David e da secretária Dulce, para que todos os estudantes tenham uma alimentação de qualidade e que será padronizada em toda a rede. A equipe está trabalhando para que a logística na entrega aconteça em todas as áreas da cidade”, informou William.


A DDZ Rural gerencia 84 unidades de ensino, desse total, 48 estão na área ribeirinha, e 36 na rodoviária. “Nós estamos vivendo uma nova realidade na Semed, e esse processo na merenda escolar, respeita as especificidades da zona Rural. Nossos alunos vivem uma realidade diferente, pois a maioria sai muito cedo de casa para ir à escola e aí o café da manhã precisa ser mais servido e tudo isso será conversado para que a gente sirva sempre o melhor aos alunos”, comentou a chefe da DDZ Rural, Rosa Denize.


Para a gestora da escola municipal São José, que fica no quilômetro 53, na AM-010, Érika Moura, a nova forma de distribuição da merenda escolar vai melhorar muito a alimentação dos alunos. “Essa padronização na merenda escolar é uma visão muito boa. Todas as crianças terão a mesma alimentação e os pais saberão exatamente o que será servido na escola, independentemente de onde o filho estuda. Nossa expectativa é muito boa para esse processo”, falou a gestora.

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *