Agricultura familiar e criação de políticas públicas para povos indígenas pautam visita técnica da FEI

Foram apresentadas propostas de ações para as populações indígenas da fronteira do País

Visando articular novas propostas de atuação do Governo do Estado para as comunidades indígenas da região fronteiriça do Amazonas, a Fundação Estadual do Índio (FEI), recebeu na sede da instituição representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM) e da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação (SEDECTI) para tratar sobre a agricultura familiar e políticas públicas voltadas para os agricultores e povos indígenas nesta semana (06/07).

Dentro do conjunto de ações já em execução, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) começou a ser emitido, em substituição à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), por meio do CAF o agricultor tem acesso à todas as Políticas Públicas por meio da Lei da Agricultura Familiar, incluindo também os agricultores indígenas do Estado.

O extensionista rural do IDAM, Lázaro Monteiro fala da importância da emissão do CAF que possibilita que todos os agricultores e indígenas tenham acesso às políticas públicas.

“Este documento o CAF permite que todos esses indígenas organizados em associações e cooperativas ou até mesmo individualmente participem das ações voltadas para agricultura familiar, então é importante fazer uma ação conjunta entre IDAM e FEI para possibilitar que nossos indígenas tenham todos esse documento”

Durante a reunião, a coordenadora e indígena, Cisnea Menezes, que faz parte do Núcleo da Faixa de Fronteira do estado do Amazonas, ressaltou a importância da parceria com a FEI para tratar diretamente de políticas públicas ligadas às populações indígenas.

“A instituição é um órgão muito importante dentro do movimento indígena, é necessário estar dialogando diretamente com ela para discutir as políticas públicas específicas para os povos indígenas da fronteira, que é uma área de difícil acesso do Estado”, comentou.

Na ocasião, o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, falou que essa ação em conjunto irá beneficiar os povos indígenas das fronteiras.

“A questão dos povos das fronteiras é muito importante, por isso o Governo do Estado vai desenvolver ações que possam fortalecer a agricultura familiar, segurança territorial e turismo nas áreas indígenas visando melhorar a qualidade de vida e gerar renda para essas comunidades”, disse Trovão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *