Rádio de comunicação indígena do Amazonas recebe prêmio internacional

O evento aconteceu durante o 1º Fórum da Amazônia, neste sábado (17/06)

A Rádio Sapupema recebeu o Prêmio Internacional realizado durante o I Fórum da Amazônia neste sábado (17/06), no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), Av. Mário Ypiranga, 3.950 – Flores. A sede da rádio e suas operações são realizadas no Centro de Empreendedorismo Indígena Yandé Muraki cedida e apoiada pela Fundação Estadual do Índio (FEI).

O primeiro veículo de comunicação criado especialmente para a população indígena do Amazonas e teve o seu nome “Sapupema” dado pelo movimento indígena do Amazonas. O responsável pela rádio é o jornalista Yuri Magno que atua como apresentador dos programas. 

Atualmente, a rádio tem o alcance de 50 municípios no interior com o pico de 24 mil ouvintes nas comunidades indígenas do Estado sendo áreas de maior audiência as aldeias localizadas na área de Rio Solimões e no Baixo Amazonas. O programa de maior sucesso da rádio é o “Conversa de Parente” com foco informativo.

Yuri quando recebeu a notícia da vitória do prêmio ficou surpreso, pois a rádio ainda é muito nova e não é tão popular fora do nicho indígena.

“Eu fiquei sem entender no começo, fiquei muito feliz depois que a ficha caiu, acredito que este prêmio veio para mostrar para o Estado o verdadeiro significado dela existir, esse é um grande passo que estamos dando para a comunicação indígena”, compartilhou Magno.

O diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, ficou feliz com o reconhecimento da rádio Sapupema e acredita que o veículo representa uma evolução no acesso à comunicação entre os povos indígenas.

“A rádio Sapupema está presente nas aldeias, os parentes a escutam para ficarem bem informados, nós da FEI ficamos felizes com o ótimo trabalho do parente Yuri e com o sucesso da rádio com o público indígena”, pontuou Trovão. 

No dia 1º de junho, Trovão concedeu uma entrevista para rádio onde destacou os 90 dias de sua gestão à frente da instituição e reforçou o trabalho da sua equipe marcada por seu constante diálogo e aproximação com os povos tradicionais do Amazonas com criação de projetos e políticas públicas.   

I Fórum da Amazônia

É realizado pelo Instituto Internacional de Comunicação e Proteção da Amazônia (ICDAM), em parceria com a Ordem Templária do Brasil (OTB) com o objetivo de unificar as bandeiras em defesa da sustentabilidade, preservação, educação ambiental e cultural, turismo ecológico, ações humanitárias, projetos inovadores, governamentais e institucionais por meio da troca de experiências bem-sucedidas, desenvolvidas na região Amazônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *