Projeto usa jogo no ensino da matemática em escola estadual do interior do Amazonas

O projeto conta com apoio da Fapeam, via Programa Ciência na Escola (PCE)

Em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), estudantes adaptaram o conhecido jogo de cartas Uno para ser utilizado no ensino de matemática. O projeto elaborou uma versão do jogo na qual é possível associar as regras do Uno com operações e cálculos básicos. A ação recebeu investimento do Governo do Estado, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) disponibilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

A iniciativa alcançou mais de 120 alunos da Escola Estadual Maria Ivone de Araújo Leite. Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Tatiana Melo Kakijima, o jogo foi utilizado de forma lúdica para atrair a atenção e despertar o interesse dos alunos no ensino e aprendizagem da disciplina de matemática. 

Conforme a professora, o rendimento dos estudantes melhorou consideravelmente durante e após a aplicação do projeto. 

“Foi uma excelente ferramenta que promoveu a aprendizagem de forma divertida, dinâmica, e os alunos foram envolvidos desde a construção dos jogos”, comentou. 

Play na educação

Usar este popular jogo, que envolve números, para promover competências e habilidades matemáticas dos alunos, está entre os motivos que impulsionaram a coordenadora a executar o projeto.

Questionário de avaliação adotado pela professora revelou que até 90% dos alunos participantes ficaram satisfeitos com a aplicação do Uno em sala de aula.

No total, cinco turmas do 6º ano do Ensino Fundamental participaram da ação. Iniciada em julho de 2022, a pesquisa foi finalizada em dezembro do mesmo ano. 

Iniciação científica

Para a professora, a Fapeam desempenha com êxito a função essencial contribuir para a inserção da ciência na vida dos alunos, desde os primeiros anos escolares.

“A Fundação desenvolve um papel de fundamental importância, pois possibilita aos professores e alunos da rede pública de ensino trabalhar com iniciação cientifica e desenvolver projetos de pesquisa”, celebrou.

PCE

Denominado oficialmente “O uso do jogo matemático Uno: como metodologia no ensino das operações fundamentais nas aulas de matemática”, o projeto recebeu investimento da Fapeam, via edital Nº 004/2022 do Programa Ciência na Escola. 

O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *