Idam atua em primeira etapa de protocolo para inseminação artificial de bubalinos e bovinos em Barreirinha

Nesta primeira etapa, já foram atendidas três fazendas e iniciado o protocolo em 37 animais

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou na terça-feira (09/10) o protocolo para inseminação artificial, em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), através do Projeto Mais Pecuária Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sistema Sepror e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer).

Conforme o gerente da unidade local do Idam em Barreirinha, Rafael Koide, nesta primeira etapa foram atendidas três fazendas e iniciado o protocolo em 37 animais.

“Esse projeto é uma oportunidade para os pequenos criadores terem acesso ao melhoramento genético. Barreirinha possui mais de 400 criadores de gado, a ideia é que até o próximo ano tenhamos mais criadores participando e o município se destaque no melhoramento do rebanho bovino e bubalino”, descreveu Koide.

Em Barreirinha, a execução conta com o suporte da unidade local do Idam no município em conjunto com a prefeitura.

Bovinocultura e bubalinocultura

No que diz respeito à cadeia de produção animal, as ações do Idam têm como foco o fortalecimento das atividades produtivas e priorizando a geração de ocupação econômica, renda e segurança alimentar e nutricional das famílias que vivem da atividade. As atividades de bovinocultura e bubalinocultura geram ocupação econômica e renda a 17 mil criadores, com um rebanho aproximado de 1,5 milhão de bovinos e 100 mil bubalinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *