Governo do AM sedia 19º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias

Evento reuniu mais de 400 pessoas no Auditório Franco de Sá, no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas (Serfi), realizou nesta quarta-feira (24/05), o 19º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, do Governo Federal. O evento reuniu mais de 400 pessoas do estado, e contou com a presença de representantes municipais, secretarias estaduais e organizações da sociedade civil.

O evento ocorreu no Auditório Franco de Sá, no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Entre os temas que foram abordados, estão o fortalecimento da gestão municipal, a transparência e o controle social, o fomento à inovação e o aprimoramento da governança nas transferências e parcerias da União.

A iniciativa é da Serfi, com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e da Associação Amazonense de Municípios (AAM).

A secretária da (Serfi), Inês Carolina Simonetti, ressaltou que o objetivo do Fórum Regional é integrar e dialogar com os diferentes atores envolvidos no desenvolvimento do estado e do país, além de promover a capacitação, comunicação, transparência, integridade e a inovação, estimulando a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

“É um evento muito importante porque trata-se do programa ‘transferegov’ que fala da transferência de recursos do Governo Federal para os estados. Hoje, nós tivemos uma série de palestras, inclusive, projetos de sucesso do Governo Estado, que o Brasil todo pôde conhecer”, destacou.  

De acordo com a secretária-adjunta da Secretaria de Gestão e Inovação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Kathyana Buonafina, o evento também visa fortalecer a participação social e garantir a transparência nos processos de transferências e parcerias da União.

“A ideia é trabalhar a capacitação da transparência colaborativa, para facilitarmos a gestão, e fazer com que, os municípios e o estado, possam fortalecer a sua execução e consigam executar esses recursos e entregar as políticas públicas para a população”, concluiu. 

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, esteve apresentando durante o evento, o Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) e o programa Ilumina + Amazonas, do Governo do Estado. Segundo Marcelo, este é o momento de buscar conhecimento e recursos para o estado. 

“Os mais de 400 inscritos neste evento demonstra o interesse na captação de recursos. Nós somos uma secretaria nova e também estamos em busca de recursos. Estamos aqui para obter conhecimento, além de apoiar o evento com a apresentação de projetos que nós já executamos e foram um sucesso”, disse Marcellus.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *