Governo do AM participa do World Disco Xepa Day, em Manaus

 O evento ocorreu no Mercado Adolfo Lisboa e, simultaneamente, em 34 países 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, neste sábado (29/04), da 6ª edição do World Disco Xepa Day. Um evento internacional, que foi promovido pela ONG Slow Food Youth Network (SFYN), no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Centro.

O Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (PCODEPA), participou pela primeira vez do evento. Nesta edição, o programa forneceu a logística e fez a coleta de 550 quilos de frutas, verduras e legumes (FVL), fez a triagem desses alimentos, que em seguida foram enviados para o laboratório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para uma segunda triagem e a preparação dos alimentos aptos para o consumo.

Para Dionísia Nagahama, pesquisadora do Inpa, membro do Slow Food e coordenadora da ação em Manaus, a parceria com a Sepror, já era algo que há muito tempo era vislumbrado pela ONG.

“O Disco Xepa tem o mesmo objetivo que o programa de Desperdício da Sepror e, para nós, essa parceria é meio caminho andado, pois antes nós coletávamos os alimentos nas feiras e agora com a parceria, não precisamos mais fazer essa etapa, pois o programa tem os colaboradores e o transporte para essa parte tão importante”, afirmou a pesquisadora.

Para Felipe Miranda, coordenador do PCODEPA, a “unificação das ações entre a Sepror e a Ong Slow Food com o evento Xepa Day é de grande importância, pois além de sensibilizar as pessoas que passaram pelo evento com informações sobre como evitar o desperdício de alimentos, também ofereceu um produto de qualidade para o público presente”, destacou o coordenador.

O Slow Food é um movimento internacional que valoriza os alimentos regionais, a agroecologia, a biodiversidade e a cultura alimentar local, pois se baseiam na ideia de que o alimento significa contentamento, cultura e harmonia, com a participação de pessoas de diferentes faixas etárias, de crianças a adultos.

Os voluntários que em sua grande maioria são chefs, cozinheiros e outros profissionais da área da gastronomia, cozinharam pratos variados dos produtos que seriam descartados pelos feirantes por não se enquadrarem no padrão comercial e transformaram os alimentos em pratos para serem distribuídos gratuitamente entre o público.

Entre os parceiros do evento estavam o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e voluntários das faculdades e instituições públicas e privadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *