Região do Tarumã Açu vai aumentar produção com ajuda do Governo do Amazonas

Com documentos em mãos, agricultores compram insumos mais baratos e vendem o que produzem em processos públicos


O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) vai tornar aptas para editais, a Cooperativa de Produtores Rurais do Tarumã Açu (COPRCCTA) e Associação de Produtores Rurais da Comunidade Olhos de Águia (ASPRCOA), na Br-174, zona rural de Manaus. Isso foi o que ficou acertado na reunião realizada no início da tarde desta quinta-feira, (02/03), com a presença dos representantes dos agricultores e o diretor presidente do Idam, Daniel Borges. O ajuste nos documentos é feito pelo programa Regulariza + Organizações Agro.


“É nossa missão institucional contribuir com os produtores familiares, da produção de sementes até a concorrência nos editais públicos para vender o que é produzido. Para melhorar a produção, o Idam ajuda. Para regularizar a documentação, o Idam ajuda. Mas precisamos que nos procurem em nossas unidades locais e exponham suas necessidades”, explica Daniel.


O pedido de ajuda partiu da comunidade, que veio ao Idam central para solicitar um mutirão de atendimento às 180 famílias cadastradas e em plena produção, mas que carecem de alguns documentos. Pelo menos 80 dessas não possuem o Cartão do Produtor Primário (Carteirinha do Produtor), e nem o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Caf), requisito básico para o Setor Primário.

“Precisamos do Caf, precisamos do CPP e das orientações do IDAM para participarmos das políticas públicas.  Já temos produção de diversas culturas entre frutas, hortaliças, galinha, porco e peixes. Viemos com um propósito e estamos voltando com mais do que pensávamos. Obrigado Idam”, enfatiza Eliane Ferreira, uma das agricultoras.


O responsável técnico da região do Tarumã Açu, que ao todo representa 154 hectares de área plantada, é o técnico agrícola Elcimar Sales, que defende o aumento de investimentos por parte dos produtores, pela produção consolidada que já apresentam.


Ele se refere às culturas anuais de feijão, milho, mandioca, macaxeira, batata-doce e milho; à fruticultura de laranja, mamão, maracujá, limão, urucum, coco, rambutã, banana, guaraná e açaí; à horticultura de cebolinha, couve, alface, quiabo, coentro, pimentão, pepino, pimenta de cheiro, malagueta e murupi; e à pecuária que tem galinhas de corte e postura, porco; e piscicultura de tambaqui curumim.


“O Tarumã Açu é uma região muito produtiva, com pessoas empreendedoras. Com a ajuda do Idam, em breve eles conseguirão melhor retorno de suas plantações e maior investimento. A meta é produzir até 40 mil ovos por dia. Saímos do Idam com entusiasmo para isso!”, finaliza Sales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *