Idam auxilia produtores de leite de Parintins para aumento da produção agrícola

Parintins já teve o maior rebanho bovino do Amazonas com mais de 200 mil cabeças de gado

Produtores de leite do município de Parintins, mais precisamente da comunidade São João Batista, conhecida como Mocambo do Arari, estiveram no fim da tarde desta segunda-feira (13/03), no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), onde foram recebidos pelo Diretor de Planejamento Eirie Vinhote e pelo Diretor Presidente Daniel Borges. Entre os assuntos, a orientação para os pecuaristas participarem dos projetos Pró-Calcário e Pró-Mecanização.

Com áreas limitadas para pastos é necessário o melhor aproveitamento dos campos já existentes. Para isso, a aragem mecanizada se faz necessária, tanto para a agricultura tradicional quanto para a plantação de capim específico para o gado, que pode assegurar melhor alimentação e consequentemente maior produção.

Estando com todos os documentos em dias, a Associação dos produtores rurais da Comunidade do Paurá Três Fronteiras (APRCPTF) está apta a participar dos editais estaduais, especificamente do Fundo de Promoção Social (FPS).


“Precisamos de muitas coisas para fortalecer a criação de gado em Parintins. Já tivemos mais de 200 mil cabeças, mas hoje temos em torno de 70 mil animais.  O mais importante nesse momento é o arador, que vai nos ajudar em todas as nossas culturas”, explica Rai Buretama, se referindo a um equipamento que descompacta a terra e ajuda na otimização de qualquer plantação.


Por parte do Idam ficou acertado que os equipamentos que estiverem disponíveis serão cedidos, com o processo formal sendo iniciado ainda nesta segunda. “Primeiro vamos fazer um levantamento dos equipamentos disponíveis. Parintins é a segunda maior cidade do nosso estado e o consumo de alimentos é grande. O Idam vai ajudar da melhor maneira possível e se não puder ajudar, vai orientar todos os produtores do Mocambo do Arari a conseguir orientação e ajuda”, afirma Daniel Borges.


Os trabalhadores Abraão da Costa, Lucinelson Batista e Vanilzo Oliveira também contribuíram com a reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *