Saiba quais são os sinais de que a saúde mental precisa de cuidado

Especialista explica que atitudes a pessoa pode adotar para melhorar a saúde mental e quando procurar ajuda profissional

O “Janeiro Branco” é a campanha dedicada à conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e emocional das pessoas e das instituições. E, ao contrário do que muitos pensam, a saúde mental deve ser cuidada rotineiramente, não apenas em emergências. Como explica a psicóloga clínica e coordenadora do curso de Psicologia do UNINORTE – Centro Universitário do Norte, Giselle Menezes, a mente e o emocional dão sinais de que precisam de cuidado.

“Sentimentos como medo, tristeza, sofrimento e ansiedade são naturais e fazem parte da vida, mas, quando o excesso deles começa a prejudicar as atividades do dia a dia, precisamos prestar atenção. Se você deixa de fazer coisas por conta desses sintomas, como não querer mais sair de casa, e se essas sensações começam a te prejudicar no trabalho e nas relações sociais, é preciso procurar ajuda”, alerta a psicóloga.

A terapia também contribui na busca do autoconhecimento, diz Giselle. “Autoconhecimento é saúde mental. Se conhecer, saber quais pontos precisa melhorar, quais habilidades precisa adquirir, tudo isso traz, naturalmente, coisas boas para a vida da pessoa. Ir ao psicólogo não precisa ser só quando você está com problemas, pode ser também para buscar autoconhecimento”, diz a professora da UNINORTE.

De acordo com a psicóloga, é possível desenvolver uma série de pequenas atitudes e cuidados na rotina para ajudar na manutenção da saúde mental. “Fazer coisas que a gente gosta, não se sobrecarregar de atividades que causam estresse, tirar um tempo para se cuidar, estar na companhia de pessoas que te motivam e passar um tempo de qualidade com as pessoas que você ama são alguns comportamentos que ajudam na saúde mental”, exemplifica.
Giselle acrescenta ainda que não se deve sofrer em silêncio. “Converse com uma pessoa de sua confiança e procure um profissional que ajude no seu processo de melhora e autoconhecimento, rumo ao seu desenvolvimento emocional e pessoal”, orienta.

Procure ajuda

A Clínica-Escola de Psicologia da UNINORTE oferece atendimento psicológico a baixo custo. O endereço é na Avenida Getúlio Vargas, 730, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Para outras informações, entre em contato pelo número (92) 3212-5169 (também WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *