Prefeitura de Manaus realiza evento ‘Mini-histórias numa perspectiva docente’

Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 4/11, o evento “Documentação Pedagógica: Mini-histórias Numa Perspectiva da Pedagogia da Escuta – Olhares, Escuta e Autoria Docente em Creche”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade. O evento foi destinado aos diretores, professores e pedagogos que atendem crianças de até 3 anos de idade e a formadores da educação infantil.

O objetivo do encontro foi qualificar a autoria intelectual dos professores da fase creche (1 a 3 anos de idade), de modo que se tornem visíveis as aprendizagens das crianças, no cotidiano escolar.  No ano de 2021 realizou-se o primeiro encontro sobre “Documentação Pedagógica: Partilhas e Diálogos Docentes em creche”, com o objetivo de pensar e compartilhar os diferentes modos de observar, escutar e registrar as aprendizagens infantis.

O subsecretário municipal de Gestão Educacional da Semed, professor Júnior Mar, apontou que essa ação reflete a preocupação da atual gestão do prefeito David Almeida, em valorizar e oportunizar para todas as faixas de idade o desenvolvimento necessário a se tornarem cidadãos conscientes.

“Nós entendemos que estamos num processo de uma construção coletiva em que cada agente, cada sujeito, ele é importante para colocar um tijolinho dessa sociedade melhor, conforme o prefeito David Almeida posiciona e propõe para Manaus e a nossa secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida”, acrescentou o subsecretário.

As professoras do Maternal III, da creche Edith Porto, na zona Norte da cidade, Naira Carvalho e Idelane Vieira, contaram a mini-história “-Alô, o que deseja?”, na qual as crianças simulavam um serviço de entrega de comida. Naira conta que essas histórias surgem a partir das observações feitas em sala de aula. “A partir da nossa observação, do nosso olhar, da nossa escuta, nós passamos isso para a escrita e tivemos a oportunidade de vir aqui compartilhar com as demais colegas”, salientou.

Idelane explicou que essas histórias demonstram que as crianças estão se desenvolvendo em diversos aspectos. “As crianças pequenas estão em processo de construção de identidade. Então, esses momentos proporcionam para elas crescimento em todos os aspectos: cognitivo, motor. Esse diálogo dessas relações faz com que essa construção de identidade seja firmada e aguçada”, completou Idelane.

A gerente de Creches da Semed, Wissilene Brandão, reforçou a valorização que esse tipo de ação traz para os professores dessa faixa de idade, que talvez seja a mais importante do desenvolvimento humano. “Então, aos professores e a esta secretaria fica também o reconhecimento de uma equipe de profissionais que se debruçam sobre os estudos das infâncias e reconhece o valor de ampliação da oferta de maternal que estamos conseguindo colocar com a dupla de professores nas turmas de maternal”, finalizou.

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