Prefeitura de Manaus apresenta projeto de Telemedicina inédito no Brasil para atender alunos

Prefeitura de Manaus realizou nesta quarta-feira, 31/8, no auditório da escola municipal Raimundo Teodoro Botinelly Assumpção, bairro Cidade Nova, zona Norte, uma demonstração da tecnologia de Telemedicina proposta pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), como solução para os problemas de saúde do escolar, que interferem no aprendizado do aluno. Essa proposta faz parte do projeto “Saúde na Escola é 10” da secretaria, em parceria com a empresa Gan Eden Tecnologia, que desenvolve o mesmo projeto na rede pública de Israel, há seis anos, e pode ser inédito no Brasil.

O projeto visa atender alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), necessidades especiais, dislexia, ideação suicida, automutilação, obesidade, hipertensão e diabetes na rede municipal de ensino. A intenção é mobilizar uma unidade móvel de atendimento nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZ) da secretaria em unidades de ensino polos para atendimento dos alunos.

De acordo com a coordenadora do Cemasp, Karla Loura, essa ação vem para ajudar e acrescentar ao trabalho já realizado, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com os alunos da rede de ensino. Ela disse que, desde segunda-feira, 29, foram atendidos 25 alunos da escola Raimundo Teodoro Botinelly usando os recursos da telemedicina.


“Na gestão do nosso prefeito David Almeida, nós temos esse desafio de nos tornarmos o primeiro lugar em educação no Brasil. Esse tipo de tecnologia nós conseguimos detectar e identificar precocemente problemas, que podem afetar o aprendizado da criança e tratando imediatamente nós conseguiremos suprir esses déficits e ter um melhor rendimento, aprendizado e até o desenvolvimento de nossas crianças trazendo benefícios, não só para a educação, mas para toda a sociedade”, ressaltou a coordenadora.

A doméstica Veranilda Batista dos Santos, 27, mãe do aluno do 6º ano, Vinicius Santos dos Santos, 12, foi uma das responsáveis que foi atendida na escola. Ela ficou satisfeita, na qual foi identificado no seu filho o TDAH. Segundo a genitora, é uma ajuda muito grande que a escola proporciona para quem não tem condições.

“Eu vim na segunda-feira, ele foi atendido, eles fizeram um teste com ele. Hoje estivemos aqui para saber o resultado, e graças a Deus consegui identificar o que meu filho tinha: déficit de atenção. Além disso, eles me orientaram como eu posso ajudar meu filho, principalmente no desenvolvimento escolar, porque ele é muito desatento, tem muita dificuldade de prestar atenção nos conteúdos na escola”, contou.   

O diretor executivo, Yosef Abensur, da empresa Gan Eden Tecnologia, afirmou que o projeto vai ajudar muito os alunos da rede municipal, pois se trata de algo inédito no país, mas em Israel já vem sendo utilizado há seis anos nas escolas públicas.

“É a primeira vez no Brasil, e Manaus pode ser a primeira cidade a utilizar essa tecnologia, que está há bastante tempo em Israel, na Europa e Estados Unidos. Essa tecnologia pega os dados brutos de informação, que são usados para fazer a coleta de dados como pressão, glicose, exames de imagem, exames clínicos, enfim, transforma em uma ferramenta para que o médico use para um especialista necessário para atender a criança”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *