Prefeitura convoca candidatos selecionados no PSS para assistentes voluntários de alfabetização

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), convocou 21 candidatos selecionados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para atuarem como assistentes voluntários de alfabetização, por tempo determinado. A convocação foi publicada na sexta-feira, 10/6, no Diário Oficial do Município (DOM), edição 5.362, página 25. A seleção faz parte do programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC).

Todos os convocados devem comparecer nas Divisões Distritais Zonais (DDZ) Norte e Leste 1, da Semed, para qual fizeram a inscrição, nos dias 21 e 22 de junho, no período das 8h às 12h e 13h às 17h, para realizar o processo de lotação.

De acordo com a chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Hulda Soares, as DDZs Norte e Leste 1 são as únicas que ainda não estão com o quadro completo. “As DDZs Norte e Leste 1 são as únicas que ainda não estão com quadro completo e não possuem cadastro reserva. Esses assistentes voluntários irão auxiliar os professores no processo de alfabetização dos alunos de primeiros e segundos anos do ensino fundamental, contribuindo para melhorar o índice de alfabetização na rede municipal de ensino”, pontuou Hulda.

Ajuda de custo

As atividades serão consideradas de natureza voluntária, sendo obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário, não gerando qualquer vínculo empregatício. O selecionado terá o ressarcimento dos custos com a alimentação e transporte arcados pelo programa Tempo de Aprender, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme o disposto na Resolução CD/FNDE nº 06, de 20 de abril de 2021, da seguinte forma: R$ 150 por turma nas unidades de ensino não vulneráveis por cinco horas semanais, podendo o voluntário assistir o máximo de oito turmas por semana; R$ 300 por turma nas unidades de ensino vulneráveis por dez horas semanais, podendo o voluntário assistir o máximo de quatro turmas por semana.

Documentação Exigida

Os documentos exigidos para o PSS são RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade: diploma de conclusão de curso para candidatos graduados, acompanhado do histórico escolar, ou declaração de matrícula da Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC, quando se tratar de estudante; e comprovante de experiência: na área de apoio à docência em alfabetização, mediante registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Declaração em papel timbrado da empresa ou órgão público (unidades escolares), com carimbo do CNPJ, emitida e assinada pelo responsável do Setor de Pessoal ou equivalente ou Contrato de Prestação de Serviços em que constem claramente as atividades exercidas, bem como a data (dia/mês/ano) de início e de término do trabalho realizado; além do currículo atualizado.

Em caso de Pessoa com Deficiência (PcD), o candidato deve apresentar laudo médico, comprovando o grau de deficiência, com menção expressa da Classificação Internacional de Doença (CID).

Endereço das DDZs:

DDZ Norte – Avenida Torquato Tapajós, nº 1.009 – bairro da Paz (dentro do departamento de Engenharia da Semed)

DDZ Leste 1 – Avenida Autaz Mirim, nº 2.532 – Armando Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *