FVS-RCP participa do lançamento do selo “Juntos pela vida” do MPAM de estímulo à vacinação infanto-juvenil no Amazonas

Para estimular a vacinação infanto-juvenil, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, na manhã desta quarta-feira (08/06), do lançamento do selo do projeto “Juntos pela Vida” do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O evento ocorreu no Auditório Carlos Alberto Bandeira, na sede da Procuradoria-geral de Justiça, localizado na avenida Coronel Teixeira, bairro Nova Esperança, Zona Oeste de Manaus.

A iniciativa tem a finalidade de ampliar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes no Estado do Amazonas, certificando com o selo, as escolas que alcançarem 80% de alunos vacinados.

Além disso, o evento contou com a participação da diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfermeira de carreira há mais de 20 anos no serviço público, juntamente representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), para orientar gestores das unidades de ensino público e privado nas campanhas de imunização no Estado.

Na ocasião, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim apresentou as estratégias para intensificação da vacinação no Amazonas para o público presente.

“A Fundação, através do Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP) em parceria com as secretarias municipais de saúde, realiza ações em todo o Amazonas que visam fortalecer a imunização infanto-juvenil e adultos para evitarem que contraiam doenças, sendo assim, obtendo anticorpos de prevenção contra as enfermidades”, pontuou.

Durante o evento, a diretora também aproveitou o momento para alertar sobre as baixas coberturas vacinais no Amazonas e convidou o público presente para o Dia D da multivacinação, que ocorre neste sábado (11/06), em todo o Amazonas.

“Se vacinar é um ato de amor, então é essencial que toda a população, que ainda não está em dia com sua caderneta de vacinação regularizada, procure o local para ampliarmos a nossa cobertura vacinal. Estaremos ofertando vacinação contra Covid-19, sarampo, e Influenza”, afirmou Tatyana.

Em sua apresentação, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC), Procuradora de Justiça do MPAM, Silvana Cabral, enfatizou a importância do programa para incentivar a vacinação nas redes públicas e privadas de ensino.

“Os professores e educadores são essenciais na disseminação de informações em saúde pois permitem incentivar o cuidado individual que contribui para o coletivo, afinal, o que vivemos com a Covid-19 não queremos viver com o sarampo e a influenza, por isso vacinação é fundamental para todas as idades, em especial as nossas crianças e adolescentes”, apontou.

Programação especial

Neste sábado (11/06), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), convoca toda a população para o Dia D da multivacinação, em todo o estado.  Em Manaus, a ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, no Parque Cidade da Criança, situado na zona centro-sul, a partir das 9h, ofertando doses de vacina contra Covid-19, influenza, sarampo e demais imunizantes de rotina do calendário de imunização, em todos os municípios do estado.

Referência 

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas que inclui a prevenção a doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *