‘Dia D’: Manaus terá 75 equipes para pessoas com atraso vacinal neste sábado

Manaus/AM – Manaus terá 75 equipes de busca ativa por pessoas com atraso vacinal durante o ‘Dia D’ de multivacinação’ neste sábado (11). A ação vai ocorrer de 8h às 16h e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão aplicar os imunizantes contra influenza e sarampo para os grupos contemplados, além da pentavalente e poliomielite para crianças.

A Semsa também disponibilizará 24 pontos fixos de imunização, em unidades de saúde estratégicas. Nesses locais, também haverá oferta de todas as vacinas do calendário básico de crianças, adolescentes, adultos e idosos, além das vacinas contra Covid-19, de contra influenza e sarampo (tríplice viral) para os públicos contemplados nas duas campanhas.https://5f28c5f284a42ae085a7d26aa77e9710.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

De acordo com a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, o principal objetivo das equipes que vão fazer a busca ativa, é alcançar crianças menores de 1 ano de idade com atraso vacinal.

“A Semsa fez um estudo para identificar as localidades que possuem o maior número de crianças não vacinadas em Manaus, e através disso montamos as equipes volantes para fortalecer essa ação. Elas são compostas por três profissionais, que estarão identificados por crachás ou coletes”, explicou.

O público também pode abordar as equipes de vacinação para solicitar o imunizante, mediante apresentação de um documento de identidade com foto, cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de documentos que comprovem que o usuário está incluindo em algum grupo prioritário, quando couber.

As equipes farão os deslocamentos de acordo com a demanda de cada localidade. Os postos serão montados em um local e quando a procura pelas vacinas diminuir, serão transferidos para outro ponto da região, durante todo o horário de atendimento, que é das 8h às 16h.

Os endereços dos pontos fixos em funcionamento no ‘Dia D’ podem ser conferidos no site da Semsa e nas redes sociais da secretaria.

Grupos contemplados

Todas as crianças com alguma dose atrasada do calendário básico serão atendidas durante o ‘Dia D’. Já a vacinação contra o sarampo está liberada para crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.

A vacina contra a influenza (gripe) está alcançando 17 grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, professores, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente; indígenas aldeados; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (motorista e cobrador); trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *