Prefeitura realiza intercâmbio urbanístico e sobre centro histórico com Nápoles

Integrando desde o ano passado o Programa Internacional de Cooperação Urbana (Iurc), projeto global que apoia cidades de diferentes regiões do mundo para compartilhar soluções e desafios comuns no desenvolvimento urbano sustentável, a Prefeitura de Manaus participa de 22 a 24 de junho de uma nova etapa do Iurc de intercâmbio presencial e troca de experiências e vivências com a cidade-membro Nápoles, na Itália.

Na sequência, após a realização do Fórum Urbano Mundial (WUF), da qual Manaus é convidada, a equipe da cidade-membro italiana fará intercâmbio na capital amazonense em outubro.

Durante os últimos meses, diretores e técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) participaram e produziram conteúdos para uma série de oficinas, palestras, webinários e reuniões virtuais com a equipe referência italiana e de suporte do IURC, convergindo temas na cooperação urbana.

“Dentro do cronograma do programa, de 2 anos, mais uma etapa acontece agora com a troca de experiência presencial, com a visita técnica à cidade-membro de Nápoles, onde se terá a vivência real e sensorial de todas as transformações urbanas, as relações com a mobilidade, projetos conectados com o rio – como temos em Manaus –, e outros, que tem reflexo nos projetos desenvolvidos pela prefeitura e pelo Implurb para o centro histórico daqui”, comentou o vice-presidente da autarquia, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Sítio histórico

Um dos pontos mais relevantes será a visita ao sítio do centro histórico, reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidos para a Educação, a Ciência e a Cultura) como patrimônio da humanidade, e entender como ocorreu o processo e os investimentos no setor de Nápoles, além de sua conservação e momentos de preservação, lições aprendidas na reabilitação e estratégias multissetoriais.

Para o arquiteto, a visita técnica vai permitir uma ampla leitura urbana dentro do ambiente de uma cidade historicamente rica, muito mais antiga.“Em ato seguinte a equipe de Nápoles vai conhecer Manaus e nossos projetos, fazendo o mesmo formato de leitura urbana dentro do ambiente da cidade. Essa troca de experiência e vivência oferece, na prática, pontos que são fundamentais para o desenvolvimento de políticas e gestão urbana qualificada para termos êxito em transformar ambientes”, comentou Andrade.

Para o arquiteto, Nápoles tem um patrimônio histórico incrível e que vai proporcionar uma experiência muito mais intensa, além da parte teórica. “A visita técnica presencial permite a leitura, a percepção do que se vivenciou na teoria. É aquilo que se projetou e definiu observado na realidade, como fato construído. Na visita se confirma o que foi projetado, o que foi definido, com os resultados. Nápoles vivencia isso e será uma grande contribuição esse intercâmbio. No caso de Manaus estamos construindo, planejando e projetando as transformações para o centro histórico. E vamos trazer esta expertise e experiência para agregar ao nosso planejamento”, disse o vice-presidente.

O coordenador de projetos do Implurb, arquiteto Leonardo Normando, explicou que a visita técnica acontece de 22 a 24 de junho, antecedendo o Fórum Urbano Mundial, e que os italianos estarão na capital amazonense em outubro. “A equipe de Manaus vai conhecer na prática as transformações urbanas promovidas em Nápoles e os contínuos processos de reabilitação e planejamento com visão de futuro para os próximos anos na cidade. Teremos reuniões técnicas com a equipe de planejamento urbano e outros setores, além de encontros com autoridades locais, onde será reforçado o comprometimento das duas cidades na parceria do Iurc”, afirmou.

Segundo Normando, Manaus, assim como muitas cidades na Europa, tem muito potencial histórico, artístico, arquitetônico e cultural, sendo a capital da Amazônia, e que não surpreenderia se num futuro próximo pudesse ter igualmente este reconhecimento por parte da Unesco. “Para isso não serão medidos esforços para transformar a cidade para os cidadãos e visitantes, e consequentemente qualquer premiação ou reconhecimento será resultado de um bom trabalho focado nas pessoas e na cidade”, finalizou.

Itália

Nápoles passou por algumas reestruturações, com foco no alinhamento entre área urbana contemporânea, antiga e histórica, criando mais relações de convivência de espaços, principalmente os próximos à água, como o mar Tirreno. O centro histórico de Nápoles é inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco e é um dos maiores e mais antigos da Europa.

Com similaridades como um centro histórico vivo, não musealizado, necessidades de restauros arquitetônicos, conservação, substituição de edificação, criação de espaços livres, os chamados “standards urbanísticos”, entre outros, Nápoles e Manaus vão desenvolver uma abordagem produtiva e para transformar os bens econômicos, culturais e patrimoniais, sem perder valores peculiares, em uma utilidade maior social.

O complexo urbanístico é monumental, representando etapas significativas da história italiana, somando 2.500 anos de história, que deixaram vestígios evidentes na arquitetura, cultura e monumentos. Debaixo das ruas da cidade estão os restos de assentamentos romanos e gregos e o Museu Arqueológico Nacional é o lar da maioria dos artefatos removidos das escavações próximas à Pompéia.

Reabilitação

Manaus e Nápoles assinaram, em 2021, um termo de cooperação internacional oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.

As duas cidades-metrópoles compartilham experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos seus territórios.

A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *