Prefeitura promove dia de beleza para mães de alunos da educação especial

Ainda como parte das comemorações ao Dia da Mães, a Prefeitura de Manaus promoveu nesta quarta-feira, 11/5, um dia de beleza para as mães dos alunos com deficiência da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento, organizado pela coordenação dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), ocorreu na escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, zona Centro-Sul, e ofereceu corte de cabelo, penteados, esmaltação e massagem. A ação contou com a parceria do Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam).

A homenagem faz parte do projeto “Mães Especiais” do Jaavas e tem o objetivo de elevar a autoestima das mães que são cuidadoras primárias e muitas vezes se anulam em prol do desenvolvimento do filho que apresenta algum tipo de deficiência.

“Essa ação é uma inovação da Prefeitura, uma preocupação que temos com essas crianças. As mães são as primeiras cuidadoras dessas crianças e muitas vezes se anulam em busca de benefícios para os filhos. Então, pensando nisso, montamos uma semana cheia de atividades para essas mães”, explicou a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral.  

Todos os serviços foram realizados pelo Cetam. O cabeleireiro Ray Lima disse que esse foi um dia muito gratificante para ele também como profissional. “É tão gratificante proporcionar um momento de autoestima para essas mães, que muitas vezes acabam passando todo amor e cuidado para os filhos, e hoje elas estão saindo daqui felizes, para mim, como profissional, é maravilhoso”, comentou Ray.

Aproximadamente 50 mães se entregaram neste dia dedicado a elas. A dona de casa Maria Silvania Gonçalves, mãe de uma criança com Síndrome de Down, fez esmaltação e ainda pretende fazer outros serviços. “Eu ainda tento me cuidar em casa, mesmo tendo quatro filhos, mas esse momento é muito bom para todas nós, um tempo para a gente arrumar o cabelo, fazer as unhas e eu ainda quero cortar meu cabelo”, mencionou.

Já Marinete Rodrigues, mãe de uma criança com espectro do autismo e transtorno mental, aproveitou para fazer uma massagem relaxante. “Eu estava precisando muito, quase não tenho tempo para me cuidar, já que eu fico o dia todo na escola com ele. Então só tenho a agradecer esse momento”, disse emocionada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *