Prefeitura de Manaus reativa o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), formalizou, nesta terça-feira, 17/5, durante reunião realizada no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Centro, a reinstalação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Com as atividades paralisadas por 2 anos, por conta da pandemia de Covid-19, o CMDRS tem entre suas atribuições, priorizar o setor primário do município, melhorando a assistência técnica aos produtores da agricultura familiar, o escoamento da produção rural, além de formular e discutir políticas públicas para o setor.

Para o secretário da Semacc e presidente do CMDRS, Wanderson Costa, a reativação do conselho na gestão David Almeida, confirma o compromisso da atual administração com o desenvolvimento do setor primário do município. De acordo com ele, com o poder público apoiando será possível levar várias formas de incentivo ao setor, como assistência técnica, melhoria no escoamento, melhoria dos ramais, identificação das necessidades dos produtores, além de proporcioná-los melhor qualidade de vida.

“Nós agradecemos as parcerias, temos várias secretarias da prefeitura e do governo do Estado envolvidas, vários órgãos ligados ao setor primário, todos juntos para que o produtor rural tenha resultado. Esse é o início de futuras ações que iremos realizar ao longo de 2022, em favor do cinturão verde da cidade de Manaus”, ressaltou o secretário.

Conforme com o presidente da Faea, Muni Lourenço, todo esse colegiado e lideranças de comunidades rurais tratam de políticas públicas importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar.

“Com certeza a partir desse debate no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, grandes avanços irão acontecer no desenvolvimento do setor primário de Manaus e isso é importante porque é sinônimo de mais produção, mais emprego, mais renda e mais qualidade de vida para os produtores rurais e para o povo do Amazonas”, destacou Lourenço.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Amazonas (Fetagri-AM), Milton Soares, parabenizou a retomada do CMDRS e afirmou que a união de todos é muito importante para o desenvolvimento do setor primário de Manaus.

“Muitas das vezes a gente ouve falar que Manaus não tem produção e isso não é verdade, Manaus tem produção, tem agricultor familiar, o que faltava era investimento no setor primário, o que hoje é uma realidade. Nós temos um desafio muito grande com esse conselho, que é fazer com que o nosso município seja autossustentável e estamos no caminho certo”, ressaltou Milton.

Durante a reunião, o secretário da Semacc e presidente do conselho, Wanderson Costa, propôs a indicação do nome da diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas, para vice-presidente do CMDRS. Jean Carlos, líder comunitário do Polo 3, foi indicado como secretário do conselho. As indicações foram aprovadas por unanimidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *