Prefeitura de Manaus realiza ação de plantio de mudas às margens do igarapé do Gigante

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 4/5, a ação “Plantio de mudas no igarapé do Gigante”, na escola municipal Profª Tereza Cordovil Guimarães, na comunidade Cristo Rei, no ramal do Bancrévea, bairro Tarumã, na zona Oeste. 

A unidade de ensino, que atende 440 estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, participa da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – Restaura a Natureza, promovida pela Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, sendo a única de Manaus na competição.

A ação está integrada ao projeto “Manaus, te quero verde”, uma parceria da Semed com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e as empresas Musashi da Amazônia, Tutiplast, Gaia Eco, Eletrolux, Fundação Rede Amazônica e Águas de Manaus.

Na ocasião, foram plantadas um total de 200 espécies nativas da Amazônia por alunos, professores e representantes das entidades parceiras, além de mudas de açaí, ipês roxo e branco, acerola, manga, entre outras. A programação contou também com apoio do Coletivo Todos pelo Gigante (moradores que residem no entorno do igarapé Gigante) e do Comitê da Bacia do Tarumã.

A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Erica Amorim, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a prefeitura e as entidades parceiras, e também a contribuição ambiental que vai beneficiar os moradores da localidade. 

“A ação está sendo desenvolvida com a escola Tereza Cordovil, em parceria com a Semmas, Instituto Soka, entre outros. A unidade de ensino é a única de Manaus que participa dessa competição. A Semed, por meio da nossa secretária Dulce Almeida, está apoiando a escola para que seja a vencedora dessa olimpíada. Porém, o mais importante em toda essa ação será o igarapé do Gigante e o meio ambiente”, concluiu.

Para a diretora da escola, Fernanda Freitas, a ação faz parte da proposta da unidade de ensino na participação da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, preocupada com a questão ambiental e contribuindo com a comunidade que mora nos arredores do igarapé.

“A escola considera esse momento muito importante, primeiro porque estamos participando de uma competição nacional, justamente a nossa escola que tem um objetivo muito grande de preservar e restaurar esse espaço, no caso foi escolhido o igarapé do Gigante. Nós adotamos esse espaço para cuidar dele, para plantar, por meio dessa ação e desse momento de cultivar em nossos alunos o bom hábito de preservar o meio ambiente”, enfatizou.

De acordo com o diretor do Departamento de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, foi realizada a limpeza da área, abertura de covas e o plantio das mudas. Para ele, é fundamental que todos estejam imbuídos no mesmo objetivo de cuidar do meio ambiente.

“Hoje nós estamos fazendo um trabalho de enriquecimento vegetal, fazendo o plantio de diversas mudas frutíferas da Amazônia, que tem um potencial de atratividade para a fauna, que vão ajudar na composição vegetal dessa área, bem como na preservação e evitar, por exemplo, que haja ocupações irregulares nas margens do igarapé. Além disso, a Semmas a partir de hoje vai inserir essa área no seu cronograma de manutenção“, informou.

O diretor-presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira Sato, um dos parceiros da Semed no projeto “Manaus, te quero Verde”, parabenizou a ação da escola em ajudar com o plantio das mudas, beneficiando a comunidade no entorno do igarapé.

“Nós estamos presenciando esse evento, essa iniciativa da escola, e acreditamos que é possível sim a mudança no comportamento e na consciência das pessoas. É fundamental essas ações da sociedade, principalmente dos alunos nessa idade. O Instituto Soka sente-se honrado em participar de projetos dessa natureza, porque nós temos um termo de cooperação sobre a promoção da educação ambiental em todos os níveis das escolas municipais”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *