CECF Teonízia Lobo celebra aniversário de 13 anos e Dia das Mães

Um café da manhã, ação de embelezamento e distribuição de brindes, na manhã desta sexta-feira (06/05), marcou a celebração do Dia das Mães e os 13 anos de existência do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Professora Teonízia Lobo, localizado no bairro Mutirão, zona norte de Manaus. Criado em 2009, o aparelho público atende as famílias do bairro e entorno com uma gama de serviços.

As mães, frequentadoras do Teonízia Lobo, foram contempladas com um café da manhã recheado de frutas, bolos e outras guloseimas, seguido de sorteio de brindes. Teve corte de cabelo, escovação, esmaltação, designer de sobrancelhas e limpeza de pele. A programação encerrou no fim da tarde com uma ‘sexta dançante’.

Conceição Marques da Silva, 72 anos, moradora do Mutirão, é frequentadora assídua do centro, desde sua fundação, participa de uma série de atividades no local, entre as quais, dança, ginástica, alongamento, funcional, zumba, além de cursos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), parceiro da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que administra o centro.

“O centro é uma extensão da minha casa”, disse a idosa, ressaltando que o local tem um grande valor para a comunidade, principalmente jovens e idosos, que têm a chance de participar de programas, voltados para o esporte; empreendedorismo.

Aniversário – O diretor do Teonízia Lobo, Hefrânio Maia, disse que partir de 2019 o centro ganhou uma nova musculatura, com a revitalização propiciada pelo governador Wilson Lima que revitalizou o CECFT, dando uma estrutura capaz de atender todos os segmentos familiares, com atendimento sócio educativo, psicológico e social, além de curso profissionalizante e atividades esportivas.

A boa notícia, conforme o dirigente, foi dada pelo secretário executivo da Seas, Anderson Souza, ao participar do café da manhã com as mães, disse que a comunidade vai ser presenteada com uma reforma geral no centro e a instalação do projeto ‘Mais Vida’, que vai desenvolver atividade de cunho esportivo, atendimento psicológico social na comunidade e acima de tudo vai estar direcionado para desenvolver atividade de esporte comunitário para atender as famílias em maior situação de vulnerabilidade social.

“Com isso, as atividades do centro vão sair dos muros da instituição e vão desenvolver atividade nas ruas, próximo das pessoas, e com isso vamos ter um grande avanço social junto às famílias que mais precisam de ações dessa natureza”, sintetizou Hefrânio Maia.

Há mais de oito anos, Valcilene Azevedo do Nascimento coordena o projeto ‘Realizando Sonho’, nas instalações do Teonizia Lobo, voltado para crianças de 5 a 11 anos e jovens e adolescentes de 12 a 18 anos. Segundo a comunitária, o projeto funciona de segunda a sábado e tem ajudado muitas famílias na luta contra o tráfico de drogas na área.

 “O programa trabalha a prevenção ao uso e tráfico de drogas, a partir de palestras sobre o tema em rodas de conversas, bem como, envolve os participantes em jogos de futebol na quadra de esportes do Teonizia”, informou Valcilene Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *