Prefeitura prorroga execução do diagnóstico de infestação do Aedes aegypti

A execução do 1º Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti do ano de 2022, que seria encerrada pela Prefeitura de Manaus na quinta-feira, 14/4, foi prorrogada até o dia 20 de abril. O trabalho foi iniciado no dia 4 de abril e tem como objetivo a vistoria de 25.706 imóveis, selecionados por amostragem, nos 63 bairros, para a identificação, eliminação e tratamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya.

O chefe do Núcleo de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Alciles Comape, informa que a prorrogação foi necessária, principalmente, por causa das chuvas, que em alguns dias interromperam o trabalho de campo realizado por agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Manaus.

“As ações do diagnóstico são executadas de segunda-feira a sábado, das 8h às 14h, e os agentes estão identificados com colete e crachá da Semsa. São aproximadamente 300 servidores realizando o trabalho e a população pode colaborar permitindo a vistoria dos imóveis, já que esse é um trabalho essencial, para que a Semsa identifique o nível de risco para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que pode ser baixo, médio ou alto. A partir daí, será possível estabelecer estratégias mais efetivas para o controle do mosquito e na prevenção de doenças”, explica Alciles Comape.

Segundo ele, as ações não serão desenvolvidas no período entre quinta-feira, 14/4, e sábado, 16/4, devido ao feriado prolongado da Páscoa, retomando o trabalho na segunda-feira, 18/4.

Casos

Entre janeiro e março deste ano, o município de Manaus registrou 607 casos notificados de dengue, com uma redução de 67,24%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número de notificações chegou a 1.853.

Em relação à zika, de janeiro a março deste ano, foram notificados 27 casos; e 33 casos de chikungunya. Nesse mesmo período do ano passado, foram notificados 33 casos de zika e 29 de chikungunya.

“O diagnóstico do índice de infestação do Aedes é uma das estratégias utilizadas pela Semsa para o controle do mosquito. Porém, são realizadas ações de prevenção e controle durante todo ano, mantendo a vigilância dos fatores de risco para a saúde da população, e elaborando estratégias de acordo com a realidade de cada zona, bairro ou localidade de Manaus”, afirma Alciles Comape.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *