Prefeitura de Manaus vai inserir corrida de rua na estratégia de promoção da saúde

Prefeitura de Manaus vai instituir a corrida de rua como modalidade esportiva do calendário de eventos da Atenção Primária em Saúde, na capital. As primeiras tratativas para a criação do evento foram realizadas na manhã desta quinta-feira, 7/4, pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela elaboração do projeto, a ser implementado ainda em 2022.

O titular da Semsa, Djalma Coelho, disse que a iniciativa tem como objetivo evidenciar a importância da atividade física como fator de promoção da saúde e chamar a atenção da população para a relação entre hábitos saudáveis e redução dos riscos ou agravamento de doenças.

“A ideia é lançar a corrida no segundo semestre deste ano e, a partir do ano que vem, realizá-la como marco do 7 de abril, Dia Mundial da Saúde”, pontuou o secretário, informando que o evento fará referência ao combate a agravos que fazem parte do calendário da saúde, simbolizados por diferentes cores.

Djalma Coelho citou como exemplos o “Setembro Amarelo” que se refere à saúde mental e combate ao suicídio, o “Outubro Rosa”, de incentivo à prevenção do câncer de mama, o “Novembro Azul”, que trabalha fatores de prevenção à saúde do homem e o “Março Lilás”, específico para a prevenção do câncer do colo do útero.

“Queremos movimentar Manaus, reunindo todas as cores da saúde em um único evento e enfatizando o impacto positivo da atividade física na qualidade de vida. Sabemos que a atividade física associada à boa alimentação, ao controle de peso e a outros fatores de uma vida saudável contribui para minimizar a vulnerabilidade a diversas doenças”.  

O secretário destacou que a promoção da saúde é um dos itens da Atenção Primária, que está sob a responsabilidade do município, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo executado por meio de estratégias variadas que incluem desde orientações ao cidadão até programas específicos executados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Djalma ressaltou ainda que o projeto tem o apoio do prefeito David Almeida, que é corredor e conhecedor dos benefícios da atividade física regular para o bem-estar geral e para a prevenção de doenças. 

Circuito

Durante a reunião com os técnicos da secretaria, foram definidas as principais propostas que servirão de referência para a formalização do projeto da corrida. Para atender a diversos públicos, inclusive os idosos, a corrida deve ter dois ou três circuitos, entre 3 quilômetros e 10 quilômetros, e inicialmente será realizada na Ponta Negra, onde deverão ser montados diversos estandes com informações sobre saúde.

Além de informar sobre programas desenvolvidos pela Semsa, os estandes devem, de acordo com o secretário Djalma Coelho, reunir informações pontuais e científicas sobre o impacto da atividade física, por exemplo, nos quadros de depressão, que podem ser atenuados pela produção de endorfinas produzidas durante o exercício.

A intenção é que a corrida passe a integrar o calendário anual de corridas de rua no município de Manaus, obedecendo aos parâmetros indicados pela Federação de Atletismo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *