Prefeitura de Manaus realiza reunião para definir o novo formato do layout do Diário Digital

Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta segunda-feira, 4/4, uma reunião para definir o novo layout do Diário Digital das escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro, que discutiu sobre os relatórios gerenciais, ajustes na manutenção dos eventos da unidade de ensino, planejamento pedagógico, entre outros assuntos, contou com representantes do Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), do Sistema de Gestão Educacional (Sigeam) e da Gerência de Documentação e Auditoria Escolar (GDAE).

O novo formato da plataforma web passa a ser utilizado a partir desta terça-feira, 5/4, nas 136 unidades de ensino que utilizam o Diário Digital. Serão beneficiados mais de 69 mil alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o gerente do GDAE, Orleanzio Lima, a reunião serviu para definir alguns detalhes, que precisavam se adequar à nova realidade.

“O Diário Digital foi implantado em 2019, mas começamos a usar efetivamente em 2021, por causa da pandemia da Covid-19. Para ficar com uma cara da Semed, mais acessível, pedimos para modificar esse layout para quando o professor acessar, fique mais dinâmico. Solicitamos, ainda, que alguns ajustes para a melhoria dos relatórios emitidos para o melhor acompanhamento, em termos de notas, de conteúdo e também a frequência dos alunos da rede municipal de ensino”, comentou.

Segundo a coordenadora Rosenilda de Souza Costa, do Sigeam, o encontro foi fundamental para finalizar os ajustes previstos para a melhoria da ferramenta na web na rede municipal de ensino.

“A reunião foi muito proveitosa, porque o Diário Digital e o Sigeam se conectam. As informações como nome do professor, dos alunos, as notas, enfim, tudo o que é lançado no Diário, migram para o Sigeam. Com esses ajustes, o novo layout, com uma nova cara, vai ser mais importante e muito melhor para os professores no geral”, completou.

Ferramenta

O Diário Digital é uma ferramenta web associada ao Sigeam, utilizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, que objetiva como instrumento legal a valorização dos profissionais de educação (diretor, pedagogo, professor e secretário escolar), com acesso à tecnologia, celeridade nas informações de registros de frequência, conteúdo, notas e relatórios gerenciais, disponibilizando uma ampla visão para futuras tomadas de decisão na educação do município de Manaus.

O sistema Diário Digital iniciou com 15 escolas-piloto em 2019. E em 2021 se estendeu para toda a rede municipal de ensino fundamental de 6º ao 9º e EJA 2º segmento. O Diário está em constante adequação, conforme a necessidade e a realidade da rede pública municipal de ensino de Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *