Prefeitura de Manaus realiza o encerramento da ‘Semana Saúde na Escola’

Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 8/4, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o encerramento da Semana Saúde na Escola (SSE) em diversas unidades de ensino. A ação contou com os estudantes em sala de aula e tratou sobre a prevenção contra a Covid-19 e outras doenças. A intenção foi aproximar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e os profissionais da educação básica das escolas da rede pública de ensino.

Participaram das ações mais de 100 mil discentes de 196 escolas da rede municipal de ensino. A temática escolhida destacou os inúmeros desafios e consequências em diversas esferas da sociedade trazidos pela pandemia da Covid-19. As medidas de distanciamento social, incluindo o fechamento prolongado das escolas, impactaram na educação, na saúde mental, na Segurança Alimentar e Nutricional e na proteção social de crianças e adolescentes.

A responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE) na Semed, Dircélia Ortiz, explicou que a Prefeitura de Manaus realizou ações nas escolas de acordo com o tema nacional de combate ao novo coronavírus. “Estamos muito focados em trabalhar as ações dos planos de contingência, dos protocolos.  Mesmo com a máscara hoje em dia sendo facultativa, ainda reforçamos a importância de outros hábitos de prevenção”, acrescentou Dircélia.

Giane Sena, responsável pelo PSE na Semsa, apontou que as medidas realizadas durante essa semana reforçaram o trabalho de prevenção e reforçou que o PSE acontece durante todo ano nas escolas.

“O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial, no qual a educação e saúde criam um vínculo importante com o trabalho dentro de um território que é um espaço vivo. O trabalho é realizado durante o ano letivo e é feito juntamente com os professores, com a área pedagógica, com foco nas práticas sócio pedagógicas vinculadas a ações de prevenção e promoção da saúde no contexto escolar”, completou Giane.

Culminância

Durante a culminância na escola municipal Djalma Passos, localizada na zona Norte de Manaus, os estudantes de 1º ao 5º ano apresentaram cartazes com os trabalhos desenvolvidos durante a semana, e mostrando o que tinham aprendido, como foi o caso do estudante Henrique Patrício de Souza Azevedo, do 3º ano B, que é autista.

“Eu aprendi a tomar banho, lavar as mãos. Aprendi sobre a importância de usar máscara e manter a distância dos outros. Falei para minha mãe e minha avó e elas acharam muito legal”, contou Henrique. 

Além das apresentações, a cerimônia serviu para a entrega de óculos para estudantes da unidade, que são obtidos através do PSE e escolhidos pelos próprios alunos. Um dos alunos beneficiados foi Emanuel Átila Lopes, do 5º ano.

“Agora que está melhor com óculos, acho que eu vou conseguir terminar as tarefas. Eu estava há 7 anos com problema na visão. Os óculos vão ser muito importantes para mim”, finalizou Emanuel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *