Servidores do Disa Oeste participam de evento que discute melhorias na rede municipal de saúde

A quinta edição do “Café com a Secretária”, evento criado pela Prefeitura de Manaus com o objetivo de aproximar servidores e gestores que atuam na rede municipal de saúde, foi realizado no Distrito de Saúde (Disa) Oeste, no conjunto Santos Dumont, nesta segunda-feira, 14/3. Com participação de 50 funcionários, o encontro, que este ano está sendo realizado nos Disas, permite a troca de experiências, sugestões, análise de resultados e melhorias dos serviços por meio de um diálogo informal, valorizando a espontaneidade. A estratégia tem sido bastante elogiada pelos participantes por permitir um contato direto com a gestão, sem formalidades. 

A troca de experiências foi apontada pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, como o principal ganho do encontro, que tem o propósito de fortalecer a rede de saúde municipal a partir do compartilhamento de conhecimentos.

“Os servidores ficam surpresos quando percebem que o objetivo é verificar o que pode ser incrementado a partir do que eles vivem nas unidades. Não apresentamos uma solução pronta, porque nosso exercício é ouvir e analisar como cada situação pode ser conduzida. Estou feliz pela roda de conversa hoje e, em breve, mais um Disa vai ser contemplado com nosso evento”, ressaltou a secretária.

A diretora da Unidade Básica de Saúde Vila da Prata, Suelen Ferreira, afirmou que o encontro é uma inovação e revela uma liderança humanizada, que tem interesse em se aproximar dos servidores da saúde. “A gente se sente valorizado, porque ficamos sabendo o que a gestão pretende e qual o nosso papel nesse cenário e isso traz um resultado muito bom. É a primeira vez que a gente participa de encontro nesse formato e é uma grata surpresa saber que a gestão tem como objetivo estar próxima”, afirmou.

Para a assistente social Elizabeth Modernel, servidora da Semsa há 26 anos, o evento foi muito proveitoso porque mostra uma gestão participativa. “Estou muito feliz porque é a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo de secretária, o que por si só já é motivo de orgulho. Hoje pude ver que a gestão estimula a participação, uma iniciativa que gera bons resultados. Manaus já se destacou pelos bons indicadores do Previne Brasil, e isso demonstra que essa forma de conduzir a gestão, ouvindo a gente e falando o que é esperado de nós, é uma forma de valorizar nossa experiência, de reconhecer nossa contribuição. Espero que essa ideia frutifique e que mais encontros sejam realizados”, sintetizou.

A chefe do setor de administração do Disa Oeste, Mônica Cabral, assinalou que a proximidade entre a gestão e os servidores fortalece a confiança mútua, uma base muito importante para atingir bons resultados. “É muito bom poder falar abertamente sobre os aspectos que podem ser melhorados no cotidiano das unidades. E desde que essa gestão começou, tenho percebido interesse em melhorar nossas condições de trabalho. No Disa Oeste tivemos cinco Unidades Básicas de Saúde revitalizadas e isso é muito importante para o servidor, que trabalha com mais motivação”, apontou.

Segundo o diretor da UBS Lindalva Damasceno, Luiz Urrutia Martins, o encontro foi oportuno, para mostrar o quanto a união é importante para atingir o objetivo de aprimorar o atendimento da rede municipal de saúde.  “Foi um encontro muito bom porque senti que os secretários estão de portas abertas. A gente ficou um pouco intimidado no começo, mas depois fomos percebendo que o objetivo é quebrar o distanciamento, porque estamos todos juntos nessa missão de atender bem a população”, analisou.  

A descentralização do evento, antes realizado na sede da secretaria, foi inaugurada na sexta-feira passada, 11/3, quando o encontro foi realizado no Disa Sul. Em breve, os servidores dos demais Distritos de Saúde participarão da roda de conversa com a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *