Prefeitura monta cronograma de intervenção para ordenar a ‘rua do Fuxico’

Nos próximos três meses, a Prefeitura de Manaus, integrando diversas secretarias e autarquias municipais, estará debruçada para garantir um amplo reordenamento em uma das vias de comércio mais movimentadas do Jorge Teixeira, a rua Brigadeiro Hilário Gurjão, conhecida como “rua do Fuxico”, na zona Leste. A previsão é de iniciar as obras na segunda quinzena de abril, com conclusão em junho.

As ações de reordenamento do tecido urbano foram discutidas nesta quinta-feira, 31/3, tendo projeto desenhado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). O objetivo é promover uma requalificação no trecho, tanto para desobstrução de calçadas e vias públicas, tornando-as acessíveis, quanto para melhorar o fluxo viário e de transporte público.

O trabalho é integrado entre equipes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp), além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Procuradoria Geral (PGM) e Implurb.

Para a procuradora do Município, Ellen Frota, a revitalização da rua Hilário Gurjão será emblemática, uma vez que há anos o comércio na região enfrenta problemas de falta de ordenamento, gerando ainda caos ao trânsito e mau uso do espaço público. “O reordenamento do solo urbano naquela via é necessário para que a população ganhe em trafegabilidade, tendo calçadas livres, organização do comércio, definição de vagas de estacionamento e revitalização, como direitos do cidadão”, comentou.

Segundo Ellen Frota, será fundamental e imprescindível nesta intervenção a participação e colaboração dos comerciantes e empresários. “A população deve colaborar para termos uma cidade melhor, não permitindo que se coloque material no meio da rua, ou que se ocupem as calçadas, que devem ser livres para os pedestres. Os comerciantes precisam compreender e trabalhar em parceria com o poder público para que realmente possamos efetivar medidas e políticas públicas positivas para Manaus”, afirmou.

O arquiteto e urbanista Leonardo Normando, coordenador de projetos do Implurb, acredita que a integração das secretarias para alinhamento da intervenção na “rua do Fuxico” é um grande ganho para acelerar obras e melhorias viárias e urbanas no espaço, cada uma atuando na sua especificidade.

“A reunião de hoje foi mais um passo e gerou um cronograma de execução, com as secretarias definindo intervenções que vão viabilizar a obra de reabilitação a curto prazo, considerando também que estamos no período de intensas chuvas”.

Projeto

O projeto desenvolvido para a rua Hilário Gurjão prevê melhorias desde o acesso à via, retorno; intervenção no sistema viário; sinalização vertical e horizontal; construção de lombofaixas; acessibilidade e paisagismo. Vagas de estacionamento, de carga e descarga, e de táxi-frete também fazem parte das ações.

No plano estão previstas ainda melhorias nos estacionamentos no entorno; construção de calçadas e meio-fio; pavimentação asfáltica e reparos de infraestrutura; e limpeza em geral.

Além de atuar para corrigir antigos e repetidos problemas de desordem urbana no espaço, a Prefeitura atende ainda uma sentença da ação civil pública 0604126-05.2013.8.04.001, da 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), que condenou o município na obrigação de fazer consistente para desobstruir as calçadas na Brigadeiro Hilário Gurjão, fazendo ainda a recuperação asfáltica da rua Francisco Garcia.

As lombofaixas serão construídas pela Seminf e sinalizadas pelo IMMU. Após a sinalização, o instituto fará operações de fiscalização para orientar usuários do trânsito e pedestres. O Implurb terá ações para ordenamento das calçadas, para que os comerciantes não usem o logradouro para expor mercadorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *