Prefeitura de Manaus realiza 1º Encontro com Diretores da Educação de Jovens e Adultos

Prefeitura de Manaus, promoveu, na noite desta terça-feira, 29/3, o 1º Encontro dos Diretores da Educação de Jovens e Adultos (Edeja) de 2022, executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os objetivos do evento, que tem como tema “A Leitura de Mundo e a proposta pedagógica da EJA: interlocuções para uma prática transformadora”, é sensibilizar, mobilizar e fortalecer os gestores escolares para o desenvolvimento e o acompanhamento de ações pedagógicas voltadas à gestão da aprendizagem na EJA.

O evento contou com a presença de gestores, assessores, chefes, gerentes pedagógicos, pedagogos e professores da EJA, e ocorreu no auditório do órgão. A ação é coordenada pela Gerência de Jovens e Adultos (Geja) da Semed e faz parte da programação anual da secretaria.

A secretária de Educação, professora Dulce Almeida, participou do evento e disse que o objetivo é fazer com que a Educação de Jovens e Adultos na capital amazonense seja cada vez melhor.

“Sabemos como é complicado ensinar e fazer com que os nossos alunos da EJA consigam internalizar o conhecimento repassado nessa fase da vida deles. Isso é um grande desafio para nós que fazemos educação de qualidade em Manaus, mas não podemos desistir, por isso estamos aqui, para discutirmos e vermos formas para melhorarmos ainda mais o trabalho da EJA da rede municipal de ensino”, declarou a secretária.  

Segundo a gerente da Geja, Alina Bindá, o evento serve para integrar os diretores escolares e potencializar o trabalho da EJA da rede municipal de ensino.

“O Edeja é um momento importante para nós da Gerência, uma vez que reuniremos todos os diretores e pedagogos da EJA, a fim de fortalecermos os encaminhamentos das ações pedagógicas. Também é significativo, pois, potencializa o contato com os presentes. Assim, o evento foi pensado com muito carinho para mobilizar e fortalecer as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano”, explicou.

De acordo com Francineide Bento, gestora da Escola Municipal Aristofanes Bezerra de Castro, localizada na Cidade de Deus, o evento é uma boa oportunidade de os diretores trocarem experiências exitosas na modalidade da EJA.

“Acredito que esses encontros do Edeja são de extrema importância para os diretores da EJA, pois nos estimulam a sermos melhores, afinal conhecemos práticas educativas de sucesso de outras escolas que podemos utilizar nas nossas e transformarmos ainda mais a Educação de Jovens e Adultos da nossa Manaus”, enfatizou

Edeja

A ação ocorre duas vezes ao ano, sendo uma no mês de março e a segunda em novembro. Na primeira foi trabalhado o tema “A Leitura de Mundo” e a proposta pedagógica da EJA: interlocuções para uma prática transformadora. Na oportunidade, pretende-se trazer contribuições freirianas à realidade escolar, através de um processo dialógico e dialético, vinculadas com a proposta pedagógica da EJA, a fim de possibilitar aos participantes, reflexões sobre a prática desenvolvida nas unidades escolares.

Durante a ação foram apresentadas as ferramentas educativas a serem utilizadas na EJA, com o objetivo de subsidiar a prática pedagógica dos professores e contribuir no processo de aprendizagem de aproximadamente 12 mil jovens, adultos e idosos atendidos pela Semed em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *