Prefeitura alinha estratégias para fortalecer difusão e produção cultural em Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), alinhou, nesta quarta-feira, 9/3, estratégias para o fortalecimento da difusão e produção cultural na cidade. Durante reunião, que aconteceu na sala multiuso do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), localizado no Centro, foram apresentados os projetos previstos para o primeiro semestre do ano.

A determinação do prefeito David Almeida é fortalecer a difusão cultural em todas as zonas da cidade, garantido ampla divulgação nas duas dimensões da cultura: a antropológica e a sociológica. O diretor-presidente e o corpo técnico da Manauscult, apresentaram, ao subsecretário municipal de Comunicação, Jack Serafim, os principais projetos que serão trabalhados, a partir de abril, em toda Manaus. Ganham destaque no planejamento: “Arte Por Toda Parte” e “Farol do Conhecimento”.

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, em um circuito cultural formado por instituições, organizações, e agentes responsáveis pela execução da produção, circulação e consumo cultural, o alinhamento da comunicação e marketing cultural é fator predominante, inclusive, para a recuperação do turismo de eventos na cidade.

“Com o recrudescimento da pandemia de Covid-19, eventos culturais e atividades turísticas foram suspensos, impossibilitando, inclusive, a geração de emprego e renda”, avaliou.

De acordo com, Jack Serafim, os projetos do polo cultural e turístico apresentados pela Manauscult englobam questões relevantes e necessárias, atendendo os valores da gestão municipal, que é trabalhar de forma integrada. “Daremos o apoio necessário para a realização dos projetos apresentados e vamos desenvolver estratégias de comunicação eficientes, e que atendam o hub turístico e cultural alinhados às prioridades da Prefeitura de Manaus”, observou.

Segundo ele, a prefeitura já vem realizando várias ações publicitárias neste sentido. “A Prefeitura de Manaus vem desenvolvendo, por meio da Semcom, várias campanhas publicitárias, como, por exemplo, a ‘Sou Manaus’, que tem o objetivo de resgatar o sentimento de pertencimento na população e estimular a recuperação da economia local”, concluiu Serafim.

Projetos

A Manauscult planejou para o primeiro semestre de 2022, projetos de pequeno, médio e grande porte, que englobam capacitação de artistas, difusão cultural e fomento por meio de editais, tanto para a cultura, quanto para o turismo. Ainda neste semestre, a fundação vai abrir credenciamento para artistas e produtores culturais; lançar editais de apoio cultural; executar mais de 150 projetos culturais, simultaneamente, em toda cidade; além de realizar eventos como: a Temporada de Cruzeiros 2021/2022, Marcha Para Jesus e Festival Folclórico do Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *