Professor da UEA apresentará Ecopainel de MDF da fibra do açaí no Rio Innovation Week

Evento acontecerá entre os dias 13 e 16 de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro

O Ecopainel de MDF, produzido com a fibra do resíduo do açaí, será apresentado no Rio Innovation Week, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 16 de janeiro. O projeto é uma iniciativa de empreendedorismo do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Antônio Mesquita, que descobriu na fibra do caroço do açaí o potencial para produção de móveis sustentáveis, divisórias e placas acústicas. A apresentação acontecerá a convite do Museu Paraense Emílio Goeldi.

O evento tem como objetivo impulsionar negócios, gerando novas oportunidades, conectando setores e investidores. Trata-se de uma importante vitrine tecnológica para as instituições apresentarem, para o Brasil e o mundo, sua produção tecnológica e suas referências em inovação e empreendedorismo tecnológico.

A apresentação do projeto, que acontece por meio de seleção do Museu Goeldi, integra a programação do espaço “Vila da Ciência”, criado e organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e que deverá reunir todas as 27 entidades vinculadas ao ministério, entre unidades de pesquisa, organizações sociais, agências e autarquias. 

No espaço, serão expostos produtos de Bioeconomia e Biodiversidade que buscam gerar conhecimento, riquezas e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. “A UEA estará presente neste evento como responsável pela patente do produto, e isso é muito importante”, comenta o professor Antônio Mesquita.

Ao longo do mês de janeiro, o idealizador do Ecopainel estará na Universidade de São Paulo (USP) – Campus Pirassununga, para a produção de 50 peças de placas de MDF, que servirão como matéria-prima para a fabricação de móveis e objetos. Fruto de parceria com o designer Fernando Jaeger, o material trata-se do Produto Mínimo Viável (da sigla em inglês para Minimum Viable Product – MVP), que consiste na versão simples do produto, a ser lançado no mercado nacional e internacional, durante o segundo semestre de 2022.

Ecopainel – O projeto consiste no processo produtivo que utiliza a fibra do caroço do açaí na fabricação de painéis ecológicos, possibilitando a substituição de painéis e placas de MDF, que são muito utilizados na decoração de móveis e divisórias. O Ecopainel não utiliza resinas tóxicas nem depende de plantações de árvores para a confecção. Os painéis são feitos de partículas provenientes de fibras vegetais da Amazônia, por meio de rejeitos de frutos agroindustriais, como é o caso do caroço do açaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *