Prefeitura utiliza drone na zona Leste para produzir imagens, mapas e topografias de futuros projetos

Uma área de 2 quilômetros no bairro Novo Aleixo, zona Leste, foi sobrevoada por drone, nesta quarta-feira, 15/12, dando continuidade aos levantamentos de informação e geoprocessamento a projetos do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida, em julho deste ano. Na região estão em desenvolvimento estudos para abrigar um parque linear.

O plano de voo foi executado pela Gerência de Informação e Geoprocessamento (GIG), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que vai gerar imagens com fotos e vídeos para auxiliar no levantamento topográfico, planialtimétrico e fotogrametria. Os trabalhos em campo foram realizados por equipes do GIG e da Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf).

“Visitamos o local juntamente com o prefeito David Almeida e secretários, e a partir de projetos de reabilitação urbana estamos desenvolvendo propostas para diversos pontos na região, buscando melhorar a qualidade de vida da população, reconvertendo áreas públicas sem uso e requalificando estruturas existentes”, explica o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

O drone utilizado é o Mavic 2 Zoom, que faz a coleta de imagens para o sensoriamento remoto e fotogrametria. A aeronave não tripulável percorreu trechos do Novo Aleixo onde a Prefeitura de Manaus trabalha com projetos urbanísticos, turísticos, tecnológicos e econômicos para construção de áreas públicas e de um futuro parque linear. 

O sistema viário, topografia, vegetação, curvas de nível, construções e tipologias, áreas consolidadas e mobiliários urbanos públicos fazem parte do plano de voo montado.

Foram gerados vídeos e 750 imagens, somando aproximadamente 30 gigabytes, após processamento, entre o percurso da alameda Alphaville até a rotatória da feira do Novo Aleixo, feito com o drone.

Imagens

Usados como fontes de recursos para geração de imagens em alta qualidade, georreferenciamento de áreas urbanas, vetorização para mapas, fotogrametria e planejamento urbano, os drones são importantes ferramentas na elaboração de ações e propostas de desenvolvimento das cidades.

As informações capturadas pelos aparelhos, após processadas, via softwares e aplicativos, como Drone Deploy, Mappa e ArcGIS, são usadas para formar uma grande foto atualizada da área de interesse, mosaico de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.

“Várias imagens podem ser feitas com as aeronaves, desde assentamentos irregulares; imóveis abandonados; topografia com curvas de nível, incluindo em locais de difícil acesso, entre outros”, explica o gerente do GIG, Luiz Augusto Albuquerque.

Os drones usam tecnologia de Sistema Global de Navegação por Satélites, Sistema Real Time Kinematic (RTK) e Sistema de Informações Geográficas (SIG) para fazer a vetorização das áreas sobrevoadas que servirão de base para futuros projetos.

O imageamento obtido pela aeronave não tripulável é ajustado com os pontos de controle no solo do RTK, que atua na correção dos dados coletados pelo GPS do drone em tempo real, com precisão de centímetros. O uso dos aparelhos por equipe treinada reduz tempo com os serviços de topografia, permitindo a obtenção de dados muito mais precisos e alta produtividade no levantamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *