Prefeitura de Manaus realiza Dia ‘D’ de Combate ao Diabetes em escola da zona Oeste

Em alusão à Semana Municipal de Prevenção ao Diabetes, a Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), realizou, nesta sexta-feira, 19/11, o Dia “D” de Combate ao Diabetes, na escola municipal Maria Madalena Corrêa, no bairro Vila da Prata, zona Oeste. A ação teve o propósito de orientar e estimular o debate acerca da prevenção à doença, com foco em atividades e oficinas práticas com a participação de toda a comunidade escolar. 

Esta ação faz parte do programa “Minha Escola Saudável”, que desenvolve um trabalho multidisciplinar contínuo, buscando a mudança de comportamento relacionada aos hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis, no cenário da rede pública municipal de educação, na prevenção e controle epidemiológico do diabetes e obesidade.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, enfatizou a preocupação da atual gestão em proporcionar uma alimentação saudável aos alunos.  

“Na gestão do prefeito David Almeida nós damos ênfase a esses programas, que vêm nos ajudar a fazer o combate a doenças, porque entendo que a saúde começa com a alimentação, por isso tenho bastante preocupação com a merenda escolar, porque precisamos ter crianças bem alimentadas e saudáveis. Este Dia ‘D’ é um trabalho desenvolvido em parceria com a Semsa, sendo muito importante para a prevenção do diabetes, ou seja, um trabalho que já vem sendo executado há meses”, frisou.

A doutora Ana Lúcia Raman, representante da Semsa, destacou que essa parceria entre as duas secretarias gerou um resultado bastante positivo para a rede municipal de ensino. 

“Semsa e Semed são parceiras, por isso, precisamos desenvolver nas crianças o entendimento sobre a importância da alimentação saudável e das  atividades físicas, para que se mantenham longe dos maus hábitos. Como o secretário Pauderney ressaltou, isso começa com a alimentação saudável, e a conscientização dos pais, professores e profissionais da saúde”, comentou.

A escola anfitriã desse evento atende a educação infantil dos 1º e 2° períodos, além do ensino fundamental do 1° ao 5° ano. A gestora da unidade de ensino, professora Débora Cunha, informou como essa ação é relevante para as ações da escola.

“É uma imensa satisfação ter esse projeto na escola, porque vem complementar com o currículo escolar, para conseguir, realmente, fazer com que as crianças melhorem seus hábitos alimentares”, pontuou.

Atividades 


Na ocasião, houve a realização de oficinas nas salas de aula com terapias integrativas nas modalidades de reiki e auriculoterapia. Na quadra da escola, estandes com a temática sobre o quantitativo de açúcar e sal nos alimentos; psicologia voltada às práticas alimentares; e circuitos dinâmicos com atividades físicas. 

A nutricionista e coordenadora das Ações de Saúde Nutricional da Semsa, Lia Ferreira, estava no estande sobre alimentação saudável e destacou porque é necessário incentivar o conhecimento sobre esse conteúdo. 

“A alimentação saudável é um fator determinante para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes. Então precisamos trabalhar informações sobre o assunto, principalmente, no público infantil, porque é o momento em que estão em desenvolvimento físico. Nossa intenção é orientar sobre a alimentação e mostrar as possibilidades para melhorar o cardápio, como os legumes e tubérculos”, destacou.

Histórico

O dia 14 de novembro é o Dia Nacional do Combate ao Diabetes, que possui o intuito de prevenir e controlar a doença, por meio da alimentação e promovendo a prática de atividades físicas.

Em Manaus, a semana municipal de prevenção a essa doença nas escolas tem base na Lei nº 2.443, de 29 de maio de 2019, e no decreto nº 4.827, de 18 de maio de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *