Prefeitura de Manaus realiza reunião sobre o plano de prevenção à Covid-19 da Semed

Prefeitura de Manaus realizou, na tarde desta segunda-feira, 19/7, mais uma reunião do Eixo de Prevenção à Covid-19, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). O Eixo de Prevenção é um dos sete que integram o plano de ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem como responsabilidade garantir a segurança dos alunos e servidores nas unidades escolares e nas sedes administrativas do órgão. 

Conforme o comitê, o objetivo da reunião foi realizar uma análise minuciosa das diretrizes de enfrentamento à pandemia, elaboração de uma portaria conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Semed, e do Sistema de Monitoramento de Saúde da Educação (Simsed), que é um processo de controle e prevenção sobre os casos de Covid-19, que possam ocorrer dentro das escolas e o procedimento que deve ser seguido, caso aconteça.

Os participantes fizeram um levantamento das condições, estrutura e preparação dos profissionais de educação para que os objetivos estipulados no planejamento de ensino anual, possam ser garantidos sem maiores complicações. 

Como pautas estabelecidas na reunião foram destacados: a  revisão da Nota Técnica n° 09/2020, que orienta aos agentes responsáveis; o redirecionamento das ações de vigilância e controle; e também recomendações gerais de vigilância e controle, no período de enfrentamento da Covid-19.

Para a assessora pedagógica do Departamento Geral dos Distritos (DEGD), Marinete Gomes, é necessário organizar todos esses pontos, para que possa ser aplicado um treinamento, tanto com os comitês das sedes administrativa, nas Divisões Distritais Zonais (DDZs), encerrando nas escolas.

“O guia orientador para prevenção e controle na rede municipal de ensino já foi atualizado uma vez este ano, nós sentimos a necessidade de atualizar uma segunda vez, justamente por não ter ficado 100%, em um primeiro momento. Faltam pequenos ajustes para chegarmos à parte de treinamento”, informou Marinete. 

A assessora técnica do Departamento de Planejamento (Deplan), Ivaneide Pinto de Andrade, destacou que essa mudança está ligada ao andamento das vacinações realizadas em Manaus. 

“A vacinação por si só, não impede que a pessoa adoeça, nós precisamos manter um protocolo de segurança, que tem que ser seguido à risca. Hoje a realidade é outra e precisamos atualizar nossas informações, para podermos nos adaptar e continuar seguindo em frente”, concluiu Ivaneide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *