Prefeitura de Manaus avança na inclusão de PcD no mercado de trabalho

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), apresentou avanços no número de Pessoas com Deficiência (PcDs) incluídas no mercado de trabalho.

“A inclusão de PcD é um tema que tem gerado bastante debate. Não se trata apenas de dar emprego para esse público. É imprescindível respeito. Isso inclui acessibilidade, condutas adequadas no ambiente de trabalho, cargos adequados e salários compatíveis. Pensando nisso, o Sine Manaus abre oportunidades para que esses profissionais tenham novamente o acesso ao mercado”, explica o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

É indiscutível a importância da chamada Lei de Cotas, voltada a PcD, e que estabelece que empresas com cem ou mais empregados (art. 93 da Lei nº 8.213/91) preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, serviu como base para a construção de uma nova realidade para o mercado de trabalho. Com isso, as empresas devem ampliar seus espaços para esses trabalhadores e, assim, haja reprodução de equidade em todos os âmbitos da sociedade.

De janeiro a junho deste ano, somente pelo Sine Manaus, 107 PcDs conseguiram retornar para o mercado profissional ou ter o primeiro emprego. Essa inserção, também abarca a questão da inclusão social.

Para Ítalo dos Santos Xavier, graduado em logística e que já estava há um longo tempo sem trabalhar devido à pandemia, sua readmissão em abril deste ano foi um sucesso.

“Eu já havia enviado o currículo para várias empresas e não conseguia nada, mas pelo Sine Manaus tive a oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho. Quero agradecer à Semtepi e à empresa que me acolheu. Recomendo a todos que continuem mandando seus currículos por esse canal”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *