Seap promove ação de saúde na Unidade Prisional de Itacoatiara

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoveu uma ação de saúde voltada aos 118 internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), distante 176 quilômetros de Manaus, nesta quinta-feira (22/04). A ação foi possível com a parceria da empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada, por meio do “Projeto de Complementação Vitamínica“.

Uma equipe de saúde da unidade, formada por dois enfermeiros e dois técnicos em enfermagem, administrou um suplemento polivitamínico composto com Complexo B e Vitamina C em toda a população carcerária da UPI. O próximo reforço imunológico deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

Um dos motivos para a administração de polivitamínicos nos apenados é diminuir os agravos causados pela falta de vitamina no organismo, como explica a enfermeira chefe, Ivaneide Nogueira. “Nosso objetivo é diminuir o estresse e cansaço desses internos, pois o estresse é um grande mal que pode levar a doenças da alma e assim prejudicar toda a saúde deles”.

Outro motivo é o cumprimento da Lei de Execuções Penais (LEP), de nº 7210/1984, que em seu art. 41 dispõe que é um direito do preso o direito à saúde. “Esta unidade prisional está seguindo as diretrizes do nosso secretário, Marcus Vinícius, para cumprirmos os preceitos legais de zelar por todos os aspectos do bem-estar do indivíduo apenado que está sob nosso cuidado, até findar a sua dívida com a sociedade”, declarou o diretor da UPI, Antônio Cordeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *