SES-AM assina contrato estratégico com Prodam para hospedagem em nuvem do Sistema de Gestão de Saúde

Com o objetivo de reforçar a infraestrutura tecnológica frente aos desafios da saúde pública no Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) assinaram, em fevereiro, um contrato de hospedagem de servidores em nuvem. Com o novo contrato, a SES terá à disposição um ambiente virtualizado, com cinco terabytes de capacidade, utilizando as instalações do Data Center da Prodam.

“Esta é a capacidade inicial, mas nossos técnicos estarão sempre monitorando e caso seja necessário aumentar. Isso ocorrerá sem problemas, já que nosso ambiente é totalmente escalável”, afirmou o chefe da Divisão de Produtos e Marketing da Prodam, Renato Borges.

Para o secretário adjunto de Tecnologia da Informação da SES, Francisco Arce, a solução de hospedagem em nuvem da Prodam atende às expectativas da secretaria, que precisa de um ambiente seguro, com alta capacidade de armazenamento e que atenda aos principais requisitos de segurança do mercado.  

Segundo ele, o fortalecimento dos sistemas de informação é um dos projetos do programa Saúde Amazonas, que busca a reestruturação do setor no Estado.

“Optamos pela Nuvem Prodam porque trabalharemos com mão de obra especializada e equipamentos robustos, de forma mais segura, diminuindo custos de manutenção de equipamentos e evitando riscos de problemas relacionados à falta de energia. E, por se tratar de informações relacionadas à saúde, temos a certeza de que poderemos trabalhar de forma mais escalável aumentando a demanda do serviço, quando necessário”, afirmou Arce.  

Internet – No início de janeiro deste ano, a Prodam também foi responsável pela instalação de dois links ponto a ponto de 50 Megabytes cada, que conectaram o hospital de campanha Nilton Lins ao datacenter da empresa.

“Graças à distribuição da nossa rede de Internet na cidade, conseguimos atender a demanda por link de maneira bem ágil, contribuindo para o pleno funcionamento do hospital de campanha”, afirmou Renato Borges.

Transformação Digital – Um dos pilares da estratégia de transformação digital do Governo do Amazonas é utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação (TI&C) para oferecer aos cidadãos um serviço de saúde pública cada vez mais eficiente. Para implementar a saúde digital, a Prodam e a SES já estão trabalhando numa série de projetos, conforme explica Francisco Arce.

“Pretendemos ter a Prodam como a nossa grande aliada na implementação da estratégia da saúde digital no estado do Amazonas, no sentido de prover integrações relacionadas a sistemas de grande porte, apoio técnico nas áreas de redes, banco de dados, servidores e melhorias nos links de dados, tudo isso com um só propósito, o de atender a população, através das plataformas digitais que pretendemos disponibilizar em breve”, explicou o secretário adjunto da SES-AM.

Sobre a Prodam – A Prodam é uma sociedade de economia mista, que tem como maior acionista o Governo do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *