Produto inovador da Sumitomo Chemical é solução para produtividade nos canaviais
O segmento de cana-de-açúcar é um dos mais importantes e produtivos do Brasil, fechando o ano de 2020 com 597 milhões de toneladas processadas, conforme a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Entretanto, ainda pode crescer muito mais. Para auxiliar os produtores nesse desafio, a Sumitomo Chemical tem uma série de soluções reunidas no programa SumiCana, voltado exclusivamente para o setor.
Entre eles está o ProGibb, regulador de crescimento vegetal que atua em vários processos de desenvolvimento, garantindo resultados em produtividade e qualidade.
Fausto Ferreira, especialista de BioRacionais e mercado da Sumitomo Chemical, afirma que o setor canavieiro está “sedento por inovações” que tragam mais produtividade e, com um ano de chuvas atrasadas, a necessidade de recuperar a capacidade de crescimento e desenvolvimento aumentou ainda mais na busca de altas produtividades. “Uma excelente alternativa para melhorar o desenvolvimento vegetativo do crescimento da cana-de-açúcar é a utilização de ferramentas que atuam diretamente na fisiologia, como o ProGibb. Essa ferramenta tem a capacidade de promover o crescimento dos entrenós, entregando resultados extremamente consistentes em todas as regiões produtoras do Brasil”, destaca Ferreira.
Outro fato relevante, lembra o especialista, é que o retorno sobre o investimento é muito interessante. “Temos grupos e usinas utilizando em grandes áreas comerciais, fazendo com que a área tratada tivesse um crescimento vertiginoso nos últimos quatro anos no Brasil e no exterior. Há também diversos consultores, pesquisadores e especialistas do setor que comprovaram esses benefícios de ProGibb no campo e hoje recomendam o uso do ProGibb visando maiores entrenós e produtividades”.
SumiCana
Pela relevância da cana-de-açúcar, a Sumitomo Chemical desenvolveu o SumiCana, um programa focado para levar ao setor as melhores soluções na busca por uma canavicultura cada vez mais rentável e sustentável.
Segundo o gerente de Herbicidas e líder para Cana-de-açúcar, Murilo Borges, além do ProGibb®, há outras soluções como o Impulse® na linha dos reguladores de crescimento, que integra as tecnologias da empresa para o setor com o objetivo de gerar maior produtividade. Além disso, há tecnologias de ponta nas linhas de herbicidas, inseticidas, fungicidas e biológicos que compõem as soluções híbridas da companhia e estão à disposição dos agricultores. “O diferencial do SumiCana é ter essas soluções hibridas, e ferramentas que fazem parte de filosofia da Sumitomo Chemical”, afirma Borges.
Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.