DestaquesELEIÇÕES 2026

”O que falta ao Amazonas não é dinheiro, é gestão”, afirma David ao retomar agenda pública

Após alguns dias afastado da agenda pública por recomendação médica em razão de uma conjuntivite irritativa, o ex-prefeito de Manaus e pré-candidato ao Governo do Amazonas pelo Avante, David Almeida, retomou neste domingo (28) uma série de compromissos na capital. A programação começou com a Corrida da Compensa, em comemoração ao aniversário do bairro, passou pela Faixa Liberada da Cidade de Deus, onde encontrou moradores e o prefeito de Manaus, Renato Júnior, e seguiu com visitas ao bairro Fazendinha, na zona Norte, e à Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste.

Durante entrevista concedida à imprensa, David afirmou que a experiência administrativa desenvolvida em Manaus comprova que o Amazonas possui condições de oferecer serviços públicos de maior qualidade. Segundo ele, o desafio do Estado não é a falta de recursos, mas a forma como esses recursos são administrados.

Ao citar a Corrida da Compensa, David afirmou que percorreu aproximadamente 4,5 quilômetros e identificou, ao longo do trajeto, pelo menos 12 obras executadas pela Prefeitura de Manaus.

“Em apenas quatro quilômetros e meio foi possível encontrar escolas, unidades de saúde, áreas de lazer, espaços esportivos, obras de infraestrutura e equipamentos públicos entregues pela Prefeitura. Isso demonstra que é possível fazer mais quando existe planejamento, compromisso e capacidade de gestão.”

O ex-prefeito destacou ainda a revitalização da Lagoa da Compensa, transformada em um dos principais espaços públicos da zona Oeste e referência de recuperação ambiental e requalificação urbana. Também lembrou que, durante sua gestão, Manaus recebeu o título de Cidade Sul-Americana do Desporto 2024, concedido pela ACES Europe em reconhecimento às políticas públicas voltadas ao esporte, à inclusão social, à saúde e à qualidade de vida.

Manaus faz mais com menos

Durante a entrevista, David voltou a defender uma discussão sobre a distribuição dos recursos públicos entre Estado e municípios. Segundo ele, Manaus administra mais da metade da população do Amazonas com menos de um terço do orçamento estadual e, ainda assim, alcançou resultados expressivos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, esporte e assistência social.

Utilizando a Compensa como exemplo, destacou que o bairro possui população superior à de diversos municípios amazonenses e reúne escolas reformadas, CRAS, UBSs, feiras revitalizadas, o programa Prato do Povo, a Maternidade Moura Tapajós, equipamentos esportivos, áreas de lazer e mais de 200 ruas recuperadas durante sua gestão.

“O Amazonas tem recursos para oferecer uma saúde melhor, uma educação de qualidade e mais infraestrutura. Se Manaus conseguiu alcançar a melhor saúde básica entre as capitais e uma das melhores educações municipais do Brasil administrando menos recursos, o Estado também pode. O que falta não é dinheiro. O que falta é gestão.”

Agenda continua pelo interior

David afirmou que continuará utilizando os resultados alcançados em Manaus como referência para o debate sobre o futuro do Amazonas e reforçou que a população deseja comparar entregas, indicadores e capacidade de gestão.

Ao longo dos próximos dias, o pré-candidato dará sequência à agenda de visitas pelos municípios de Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Urucurituba, Itacoatiara, Silves, Itapiranga e Rio Preto da Eva, onde continuará apresentando propostas, ouvindo a população e debatendo caminhos para o desenvolvimento do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *