Número de roubos a ônibus apresenta redução de 15% em Manaus durante o 1º trimestre
Trabalho de Inteligência tem impactado na redução expressiva
O número de roubos a ônibus do transporte coletivo em Manaus apresentou o menor índice no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período dos últimos dois anos. Entre janeiro e fevereiro, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) registrou redução em 15%, desse tipo de crime. A diminuição é resultado de ações ostensivas e de monitoramento realizadas de forma integrada entre as forças de segurança e salvamento.
Ações ostensivas realizadas diariamente pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e pela Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), de abordagens, monitoramento de linhas com maior incidência de ocorrências, além das tendas do Serviço Extra Gratificado (SEG), em pontos estratégicos têm impactado positivamente na redução deste indicador.
De acordo com o Secretário Executivo Adjunto de Operações, coronel Cezar Andrade, o trabalho da SSP-AM é fornecer dados e direcionar a atuação dos agentes em campo, tendo um contato direto com comandantes de unidades policiais.
“A Secretaria de Segurança tem desempenhado um papel preponderante no comando e controle das informações que estão sendo coletadas e repassadas imediatamente à Polícia Militar. A Seaop tem repassado essas informações dando esse conhecimento ao comando da instituição, na prática é operação nos horários e lugares certos para que a população se sinta segura no transporte coletivo”, disse o secretário.
O monitoramento de dados, realizado pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), indica as linhas com maior incidência de ocorrências, bem como horários e localidades mais afetadas, e direciona o trabalho dos agentes em campo para realização de ações trabalhadas em cima das estatísticas fornecidas
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Marcus Vinícius Almeida, destacou que a integração de ações e trabalho de inteligência tem sido fator chave para alcançar as metas do sistema de segurança. “A queda do índice de roubos a ônibus é parte do trabalho de inteligência da Polícia Militar, assim como do planejamento de ações ostensivas e preventivas realizadas diariamente em toda a capital”, enfatizou.
Pontos focais
Além das ações ostensivas, a SSP-AM periodicamente realiza reuniões com os pontos focais para analisar os indicadores criminais e determinar ações de combate de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências.
A SSP-AM reforça a importância da população denunciar, por meio do Disque 181, as práticas criminosas.