Prefeitura de Manaus promove curso de ‘Boas Práticas para a Avicultura’ para criadores do Alto Rio Negro

Atendendo a demanda das comunidades de São Tomé, Barreirinha, Coração de Maria e São Sebastião, no Alto Rio Negro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), promoveu, durante dois dias, na sede da escola municipal São Sebastião I, comunidade São Sebastião do rio Cuieiras, o curso de “Boas Práticas para a Avicultura”.

De acordo com a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas, nem a distância fez com que os avicultores deixassem de participar do encontro. Segundo ela, isso mostra o quanto os comunitários acreditam no trabalho da gestão do prefeito David Almeida.

“Foi passado tanto conhecimento. Esse pessoal veio aqui, abertamente, saiu da sua zona de conforto, imergiu conosco, durante dois dias, e saiu sonhando em construir um modelo de negócio de produção melhor, que possa gerar renda para ele e sua comunidade. Isso é a demonstração de que a visão empreendedora dele foi ativada, essa é a nossa maior recompensa”, destacou a diretora.

Outro ponto importante ressaltado pela diretora da Semacc é o fortalecimento dos avicultores, para que possam montar cooperativas, comercializar seus produtos no mercado de Manaus e entorno, e adquirir tecnologias necessárias para o avanço de seus negócios.

Para o avicultor Alderson Fernandes, o curso vem aprimorar o que começou apenas para consumo familiar. Segundo ele, hoje, a criação ainda é como o avô ensinou, no terreno da casa, mas, agora, com o conhecimento adquirido, a criação de aves pode virar um negócio.

“O curso vem agregar valor e me trazer a informação de que eu não preciso ficar só com a criação familiar, mas eu posso estender e ampliar, transformar em um negócio e, agora, com conhecimento técnico, fazendo com que a gente possa manter os animais saudáveis e ainda gerar renda para o nosso sustento e para crescer”, explicou o comunitário.

Mais de 20 produtores rurais participaram do encontro, que teve aulas teóricas e práticas e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na logística dos participantes. Marcos Antônio Martins, avicultor, disse que, além de receber informações sobre o planejamento de toda a atividade avícola, que inclui cuidados sanitários e com a alimentação dos animais, com instalações e normas a serem seguidas, é extremamente importante a Prefeitura de Manaus, por meio da Semacc, levar o curso para incentivar os comunitários.

“Com esse curso, minha mente abriu mais. Estou com uma visão melhor de onde quero chegar e o que preciso fazer. Muito obrigado ao prefeito David Almeida por ter disponibilizado essa equipe para vir aqui. Que Deus abençoe a ele e toda a equipe”, enfatizou o avicultor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *