Parceria entre prefeitura e UNFPA fortalece educação em saúde da população venezuelana em Manaus

Uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) irá fortalecer a educação em saúde da população venezuelana que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Cartilhas trilíngues (em português, espanhol e warao) foram doadas pela UNFPA, na manhã desta terça-feira, 16/8, e serão disponibilizadas em oito unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A doação do material foi realizada durante solenidade no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Semsa. As cartilhas abordam os temas “Saúde Sexual e Infecções Sexualmente Transmissíveis” e “Planificação Reprodutiva, Gravidez e Lactação”, além do “ABC para a primeira infância”, este último em língua portuguesa.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destacou que a iniciativa coloca em prática um dos princípios do SUS, o de universalidade, que significa acolher todos os cidadãos que moram no Brasil, independentemente de sua origem.

“Em nome de toda a Semsa, quero agradecer à UNFPA pela doação dos materiais, que certamente irão fortalecer as ações e os serviços de saúde ofertados nas nossas unidades. Esses esforços são essenciais para o processo de inclusão e ampliação de oportunidades aos migrantes e refugiados que estão em Manaus, e eles podem contar com o SUS nesse período de dificuldades”, disse Djalma.

O secretário informou que os venezuelanos podem buscar atendimento em todas as unidades básicas de saúde da cidade, mas optou-se por disponibilizar os informativos em oito unidades de referência na atenção à saúde de migrantes e refugiados em Manaus. São elas: Maternidade Moura Tapajós, UBS Lindalva Damasceno, UBS Vicente Palotti, UBS N-05, UBS Ivone Lima, UBS Theomário Pinto, UBS Mansour Bulbol, UBS José Rayol.

A chefe de escritório da UNFPA Manaus, Débora Rodrigues, explicou que a instituição trabalha para fortalecer a capacidade do poder público de incluir esse público na promoção da agenda de planejamento sexual e reprodutivo. A UNFPA desenvolve ações em parceria com a Semsa desde 2019, quando se instalou em Manaus.

“Os informativos são muito importantes para que a informação chegue até essas pessoas, junto das ações de assistência e acolhimento já desenvolvidas pela Semsa. Quando elas chegam na cidade, elas pouco conhecem os serviços do SUS e a oportunidade de acesso, e o material tem o objetivo de promover esse acolhimento, para que elas entendam que podem acessar o SUS e promover a sua saúde”, contou Débora.

A solenidade também contou com a participação da subsecretária de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo; da diretora de Atenção Primária, Sonja Farias; da chefe da Divisão de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis, Ana Mádria Fonseca; e demais representantes da UNFPA e das unidades de saúde de referência para a população migrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *