Semana da Vigilância Sanitária continua com ações da Visa Manaus em parceria com instituições de ensino

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) deu continuidade, nessa quarta-feira, 3/8, à programação de ações educativas dentro da Semana da Vigilância Sanitária na capital amazonense. Desta vez, as atividades ocorreram em espaços variados, incluindo uma escola municipal.

Pela manhã, equipes da Gerência de Vigilância de Alimentos (GVAli) da Visa Manaus realizaram duas ações em parceria com diferentes instituições de ensino. Das 9h às 11h, as fiscais especialistas Gizeli Giffoni e Luciana Fares visitaram a escola municipal Anastácio Assunção, no bairro São Lázaro, zona Sul, para falar sobre a importância das ações de vigilância sanitária, além de explicar como acontece o trabalho de fiscalização feito pelos servidores.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, explicou que a proposta do evento é levar conhecimento sobre o trabalho da Vigilância aos alunos, para que eles sejam multiplicadores das boas práticas sanitárias no bairro onde moram.

“Trouxemos exemplos do dia a dia para mostrar como a falta de higiene adequada na hora de preparar um almoço ou um lanche pode causar doenças sérias e reforçar que a vigilância sanitária faz parte até dos hábitos mais corriqueiros das nossas vidas”, afirmou.

Outro público que foi contemplado no evento foram os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade, que assistiram à palestra “Vigilância Sanitária: Atuação do Médico Veterinário”, com os fiscais Augusto Kluczkovski e Fabrício Barros, também da GVAli, no horário das 10h às 11h.

A programação também se estendeu ao mundo empresarial com o desenvolvimento do workshop “Licenciamento Sanitário para Consultórios Odontológicos”, pelos fiscais Margarida Athayde e Luiz Augusto Fonseca, da Gerência de Vigilância de Serviços (GVSer), que exploraram o tema para os profissionais cooperados da rede Uniodonto. Os erros mais comuns que comprometem a regularização sanitária das clínicas odontológicas na capital amazonense também foram destacados no workshop.

A programação prossegue nesta quinta-feira, 4, com destaque para a relação entre a vigilância sanitária e a Medicina Veterinária, orientações sobre o licenciamento sanitário e a atuação do nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *