Prefeitura forma mais de 50 participantes na 5ª turma do curso ‘Formação de Startups’

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), concluiu neste domingo, 24/7, a 5ª turma do curso “Formação de Startups”, executado pelo Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA), no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico. Nessa edição, mais de 50 participantes finalizaram as atividades com dez startups planejadas.

“Foram apresentações bem completas e elaboradas, com ideias em grande potencial para novos negócios. Nós agradecemos pela participação direta e efetiva de cada participante presente. A gestão do prefeito David Almeida pensa de forma colaborativa, e isso aqui é um trabalho modificador na vida de quem quer inovar e empreender”, destacou a chefe de Planejamento da Semtepi, Ana Paula Patrocínio.

Durante 18 horas, as dez equipes receberam mentorias voltadas para o empreendedorismo, planejamento de novos negócios, além de marketing digital e vendas. Com uma grande bagagem teórica, os participantes colocaram em prática o conhecimento e elaboraram dez potenciais startups, focadas nas áreas de tecnologia, assistencialismo, sustentabilidade, educação, entre outros. No último dia, as ideias foram apresentadas em formato de ‘Pitch’, para um time de seis jurados.

“Temos muito orgulho dessa turma, que abriu mão do final de semana para viver uma experiência única de inovação. Manaus tem uma cultura empreendedora muito forte e estamos aqui para capacitar essas pessoas. Já temos grandes resultados de startups que se formaram aqui. Estamos fazendo esse mapeamento e acompanhando de perto o desenvolvimento delas”, afirmou o diretor do IDT-CEMA, Daniel Takaki.

Toda a metodologia foi acompanhada pela equipe do IDT-CEMA, que captou mentores nacionais, e referências no mercado de inovação, para participar das atividades. Esta é a quinta turma de um total de seis, que serão formadas em 2022, totalizando 240 alunos.

Projetos

Ao todo, foram elaborados dez projetos de startups. Entre eles, “O Vô tá ON”, com o objetivo de fortalecer a inclusão digital de idosos. Segundo a integrante Jovilene Lima, a ideia foi proposta no segundo dia de atividades e construída em grupo.

“Somos cinco participantes. A startup é voltada para os idosos e familiares, para esse público aprender a manusear o aparelho celular, fazendo ligações e interagindo com aplicativos de uma forma mais fácil. Vamos captar investidores e colocar essa ideia em andamento”, explicou a empreendedora.

Com o foco no assistencialismo, o projeto ‘’COLABanheiros”, apresentado por quatro integrantes, propõe a criação de banheiros públicos, construídos por meio de materiais que seriam descartados em reformas e construções.

“Apresentamos um projeto social, onde a proposta é retirar entulhos de banheiros em obras e novas construções que os proprietários não usariam. Depois de recolher, vamos construir banheiros sociais em comunidades, palafitas e periferias. Para isso, vamos ter uma parceria com construtoras e arquitetos de Manaus”, afirmou o integrante da equipe, Vitor Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *