Escola da prefeitura inaugura sua primeira horta escolar, em parceria com o Inpa

Com objetivo de levar aos alunos a importância de uma alimentação saudável, a escola municipal Aristófanes Bezerra de Castro, no bairro Aliança com Deus, zona Norte, da Prefeitura de Manaus, realizou nesta quinta-feira, 21/7, a inauguração da Horta Experimental ABC Escolar, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por meio do Projeto de Implantação de Hortaliças nas Escolas.

A programação contou com café da manhã, plantio de mudas, atividades interativas com os alunos como teatro, música, entre outras. A horta vai envolver aproximadamente 1,2 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na oportunidade, os alunos vão regar as plantas pela manhã, e à tarde os demais estudantes vão finalizar o trabalho, inclusive aos sábados e domingos.

A professora de Geografia e coordenadora da horta, Cleide Gomes de Almeida, ficou feliz pelo sonho realizado da primeira horta escolar com os alunos, mas principalmente pelo fator pedagógico dentro da comunidade escolar, que será também extensivo aos pais e responsáveis.

“A gente quer trazer essa vivência da boa alimentação, a partir do momento que vão cuidar do cotidiano deles. A ideia da gestora Francineide Bento, era sempre de ter essa horta, infelizmente nunca deu tempo. Nesse momento, com o apoio do Inpa, nós estamos conseguindo realizar com o apoio dos pais, mas essa ideia é de longa data”, explicou.

De acordo com o chefe substituto da Divisão de Suporte, Estações e Reserva do Inpa, Pedro Kássio, a parceria é fruto do trabalho que a instituição está implantando em escolas públicas e que será muito útil para os alunos como um grande aprendizado.

“É um trabalho novo para o Inpa com intuito social, que não tinha antes. Esse projeto a gente tirou do forno, estava guardado e resolvi implantar nas escolas. Mantive um contato com os gestores para levar um conhecimento técnico, científico para as crianças e os gestores para ajudar na formação dos alunos a terem o contato com o solo. Vejo uma parceria muito boa, porque vai ajudar muito nas aulas e também na merenda escolar”, disse.

A aluna do 2º ano, Vitória Sofia Fontinele Nogueira, 7, participou do plantio de mudas de feijão. Para ela, é algo novo na escola, mas que vai ajudar muito todos os alunos da escola.

“A horta é muito importante, vai dar muitas frutas para a gente. Isso aqui vai dar muita comida, muito alimento, e é importante para nossa vida qualquer plantação. É bom quando comer, guardar algumas sementes para plantar depois. É bom cuidar da horta, mas não tenho em casa, mas sim minha vizinha. Agora penso, que a horta é bom ter em casa também”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *