Prefeitura de Manaus entrega o 30° ponto de coleta seletiva

A população de Manaus conta com mais um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em funcionamento. Nesta terça-feira, 19/7, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana (Semulsp), entregou um espaço de coleta seletiva no Hiper DB, localizado no bairro Japiim, zona Sul. O novo coletor permite o descarte correto de resíduos como papel, plástico, metal, vidro, papelão e outros materiais.

De acordo com o secretário da Semulsp, Altervi Moreira, até o fim do ano, Manaus deve contar com 50 PEVs distribuídos pela cidade. “Nós continuaremos avançando até chegar em 50 PEVs espalhados pela cidade de Manaus, essa é a determinação do prefeito David Almeida”, informa Altervi.

Conforme o secretário, os vários pontos de coleta seletiva permitem ter mais opção para que a população faça o descarte correto. “É fundamental, estrategicamente, que tenhamos esses pontos, porque estamos oferecendo opções para a população fazer o descarte correto e evitar que estes resíduos cheguem aos igarapés”, observa.

Todos os resíduos recolhidos pela coleta seletiva vão diretamente para os catadores de recicláveis, que possuem cadastro na Semulsp. O cidadão pode leva os recicláveis até um dos 30 PEVs, distribuídos em diferentes locais da cidade, mantidos pela Prefeitura de Manaus, por meio de parceria com associações e grupos de catadores.

Conscientização

Este é o segundo PEV entregue à população, dentro do Hiper DB do Japiim. O descarte de produtos recicláveis, já faz parte da rotina do professor Luiz Otávio dos Santos, 33, que nesta terça-feira, depositou várias sacolas plásticas que não queria mais no novo coletor. “Não são as empresas que despejam lixos nos igarapés, são as pessoas. Toda semana eu trago aqui produtos que serão descartados e a população deveria fazer o mesmo”, comenta.

A parceria ambiental com a prefeitura é celebrada pelo gerente do Hiper DB, Cristiano Barbosa. “É um incentivo para que a população se conscientize em não jogar lixos nos rios ou nos igarapés”, avalia.

Além da limpeza e coleta de lixo domiciliar diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vem realizando campanhas e ações de conscientização em todos os bairros da cidade, porta a porta, e por meio de redes sociais e ampla mídia. A secretaria também conta com o grupo Garis da Alegria, que colabora com a campanha, inclusive com ações nas escolas municipais e estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *