Servidores da prefeitura participam de capacitação em técnicas de ‘Mindfulness para a Vida’

Servidores do sistema de Previdência, da Prefeitura de Manaus, e da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) iniciaram, nesta segunda-feira, 18/7, na sede da Manaus Previdência, na Chapada, zona Centro-Sul, um curso voltado para o desenvolvimento da técnica de atenção plena, “Mindfulness para a Vida”. Coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o curso tem a finalidade de capacitar os servidores para o controle dos próprios pensamentos, para obter resiliência emocional, além do gerenciamento do estresse e da ansiedade.

O titular da Semad, Ebenezer Bezerra, explicou que a gestão David Almeida tem o olhar voltado não só para a capacitação técnica, mas principalmente para o bem-estar dos servidores. “A qualidade de vida no trabalho tem sido, cada vez mais, alvo de programas que visam a valorização profissional e o bem-estar das partes envolvidas. Um exemplo disso é a prática da técnica de mindfulness, que busca proporcionar mais aproximação, satisfação, intuição, tranquilidade e equilíbrio emocional e físico, trabalhando a concentração da mente. E isso, certamente, refletirá nos serviços oferecidos aos cidadãos”, destacou.

A oferta do curso atende à demanda da Manaus Previdência, indicada no Levantamento de Necessidade de Capacitação para 2022 e faz parte da área temática “Atenção à Saúde”. O objetivo é apresentar aos servidores a técnica mindfulness, que visa controlar a mente e o corpo, por meio da meditação.

“Temos mais de 20 servidores da Manaus Previdência e da Semef participando hoje do curso de mindfulness. Percebemos o quanto é importante cuidarmos do nosso equilíbrio emocional e da saúde mental, para podermos estar bem no ambiente profissional. Por isso é importante o engajamento do nosso time nessas atividades”, disse a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

A servidora Bruna Machado falou da expectativa sobre a capacitação. “Estamos bem animados com esse curso, exatamente porque é uma técnica que poderemos aplicar para a vida. Com certeza será um sucesso”, comentou.

Conteúdo

Com 18 horas de duração, as aulas acontecerão duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, com encerramento previsto em 3/8.

O conteúdo incluiu “Conceito e Prática de Atenção Plena Formal e Informal – Saindo do Piloto Automático”; “Atenção Plena na Respiração: postura, habilidades fundamentais e principais benefícios”; “Atenção Plena do Corpo em movimento”; e “Caminhada com Atenção Plena”. Também estão inseridos temas como “Expandindo Mindfulness (manejo do stress e ansiedade); Atenção Plena Lidando com as dificuldades”; “Sons e Pensamentos; Autoconhecimento; A Importância do Silêncio, O Silêncio Fala?” e “Mindfulness (atenção plena para a vida); Compaixão e Autocompaixão”.

A instrutora é a psicóloga Dilza Ferreira dos Santos, pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto de Especialização do Amazonas (ESP) e terapeuta holística, com formação pelo Instituto Terceira Visão, do Rio Grande do Sul. A profissional é instrutora de mindfulness, pela Universidade Federal de São de Paulo (Unifesp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *